12 FEV 2019
Dia D contra a dengue tem carreata, blitz e mutirão

A Prefeitura de Divinópolis promove o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesse sábado (16/02), com carreata, blitz e mutirão. O objetivo é conscientizar a população dos problemas na proliferação do vírus da dengue, da zika e da chikungunya.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pela Vigilância Ambiental, a data foi antecipada de outubro para fevereiro, devido ao resultado alarmante do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), instrumento fundamental para o controle do mosquito. Com base nas informações coletadas, foram identificados os bairros de maior concentração de focos de reprodução do mosquito.

No Dia D, está agendada para 15 de fevereiro a carreata, às 9 horas, com saída da Praça do Danilo Passos, passagem pela Avenida JK, pelo bairro Niterói e finalização na Rua São Paulo, próximo ao Samu.

No dia 16, uma blitz e mostra educativa, às 9 horas, na Avenida 1º de Junho com a Rua São Paulo, e mutirão de limpeza, das 8 às 12 horas, nos bairros Santa Rosa, Sidil e Paraíso.

Além dessas ações, são realizadas reuniões com a ajuda dos presidentes de bairro para informar a população da situação de cada localidade e palestras nas unidades de saúde.

“Promovemos ações coordenadas, integradas e simultâneas durante todo a ano, trabalho que visa a alertar e orientar a população sobre providências de prevenção simples nos ambientes domésticos, complicações das doenças, entre outros”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa.