06 FEV 2019
Farmácia Central comemora 25 anos em novo endereço

A Farmácia Municipal Central comemora 25 anos em novo endereço com um espaço amplo e conforto. O serviço realizou 250.283 atendimentos em 2018, com média semanal de 4.813 atendimentos e de 963 atendimentos/dia.

O atendimento na Rua São Paulo, nº 7, passou a ser feito a partir de 12 de janeiro deste ano, firmando o objetivo de atender a 90% das necessidades de adoecimento da população: doenças crônicas, antibióticos, vitaminas, anticoncepcionais, entre outros.

A Farmácia Complementar concede gratuitamente remédios que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também atende nesse endereço.

A Farmácia Central também possui programas estratégicos como o Cessação do Tabagismo (antifumo) com a distribuição de adesivos e gomas de nicotina, desde que o usuário se vincule a um grupo de apoio. O médico que acompanha o grupo fará a avaliação da necessidade de reposição de nicotina.

O Círculo de Assistência Farmacêutico, formado por médicos, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros, estuda quais os medicamentos mais usados pelos pacientes e padroniza os medicamentos essenciais, que são aqueles mais usados pela população.

Outro trabalho importante que a Assistência Farmacêutica realiza é a Farmácia Clínica, que consiste em intervenções personalizadas do farmacêutico no paciente que tem dificuldades com o tratamento medicamentoso, visando a melhorar a adesão ao tratamento e promover a qualidade de vida. Em 2018, foram 832 consultas farmacêuticas.

Para a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ariane Garrocho, atender os usuários com eficiência e agilidade é um dos nossos maiores objetivos e desafio. “É importante reforçar ainda a importância de o usuário levar a carteira da unidade básica de saúde para facilitar a localização no cadastro”, recomendou Ariane.

A população tem acesso aos medicamentos por meio de oito farmácias: Central, São José, Nossa Senhora das Graças, Niterói, Ermida, SAE, farmácia Complementar e farmácia privativa do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam).