01 FEV 2019
AGRONEGÓCIOS
Agronegócio recebe equipamentos agrícolas para Solo Forte

A Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) recebeu, nesta sexta-feira (01/02), implementos agrícolas da segunda etapa do Programa Solo Forte. Foram seis equipamentos recebidos pela secretaria, que estão disponíveis para o pequeno produtor.

A segunda etapa do programa consiste na cessão de equipamentos aos pequenos produtores rurais do município a fim de preparar o solo para receber a nova safra. São carretas, guincho agrícola e grade de arado para serem utilizados no programa. Os equipamentos foram adquiridos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no valor de R$ 58,4 mil, com emenda do deputado federal Domingos Sávio.

“Esse maquinário ajuda na produção e também a melhorar o solo nesta segunda etapa do Programa Solo Forte. Na primeira etapa do programa, distribuímos o calcário aos produtores rurais”, afirmou o secretário municipal de Agronegócios, Hilton de Aguiar.

Para utilizar os maquinários, o produtor precisa fazer a solicitação na Semag, na Rua José Balbino Pereira, 81, no bairro Espírito Santo.

A equipe da Semaga vai analisar o pedido do produtor para este poder utilizar os equipamentos.

Os maquinários agrícolas se juntam ao trator adquirido por meio de uma emenda de R$ 500 mil do deputado federal Domingos Sávio para aquisição de implementos para a área rural.

1ª etapa

A primeira etapa do Programa Solo Forte começa em 4 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Agronegócios publicou o edital em janeiro para o chamamento público e a documentação necessária para ser habilitado. O projeto seleciona produtores rurais da agricultura familiar interessados em receber calcário. O programa tem a missão de corrigir a acidez do solo com o calcário, melhorar a produtividade das plantações e aumentar a renda do pequeno produtor.