21 JAN 2019
TRÂNSITO
Fiscalização eletrônica entra funcionamento em 28 de janeiro

Entra em operação, partir da zero hora desta segunda-feira (28/01), a fiscalização eletrônica no cruzamento da Avenida JK com a Rua Antônio Florentino, no bairro Santa Clara. Além de fiscalizar o avanço de semáforo, o radar fiscalizará as infrações de parada sobre a faixa de pedestres e velocidade, que será de 40 km/h.

Este é o primeiro equipamento de monitoramento por radar implantado no perímetro urbano. Faixas informativas serão instaladas essa semana para informar aos usuários da via sobre o inicio da fiscalização eletrônica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), de maio a outubro de 2017, foram registrados 50 acidentes naquele cruzamento. No mesmo período do ano de 2018, após instalação do semáforo, houve uma redução de 60%  de acidentes no mesmo local. A maior parte está relacionada com a falta de atenção, alta velocidade e avanço de sinal, sendo que 15 desses acidentes envolveram motocicletas.

A implantação do radar está de acordo com a Resolução do Contran nº 740, de 12 de setembro de 2018, que estabelece metas de redução de índices de acidentes nos municípios. “Esse radar vai fiscalizar a velocidade, o avanço de sinal e parada na faixa de pedestres”, explicou o gerente de Projetos de Trânsito da Settrans, Lucas Lopes.

Antes da instalação do equipamento, são realizadas estatísticas de acidentes no local nos seis meses antes e seis meses após sua instalação. “Se com o radar os acidentes não diminuírem, o equipamento é retirado do local. Lembrando que o radar é um empréstimo e o município não investiu na aquisição do equipamento”, destacou o gerente.

O equipamento funcionará 24 horas por dia. Entretanto, no período das 00h00min às 04h59min, caso o condutor sinta-se inseguro para aguardar a abertura do semáforo, o aparelho apenas fará o registro dos avanços de semáforo para fins estatísticos, porém não será expedida a autuação. Tal medida estará em fase provisória de teste. Caso haja necessidade, a mesma será adotada definitivamente. A fiscalização de velocidade não se enquadra nesta exceção.