13 DEZ 2018
2.899 cães passaram pelos testes de leishmaniose em 2018

A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Divinópolis realizou testes de diagnóstico de leishmaniose visceral canina (LVC) em 2.899 cães de janeiro a outubro. O Programa de Controle de Leishmaniose implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no ano passado realiza pelo menos cinco ações para controlar a doença no município.

Conforme a metodologia proposta pelo Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde, todos os cães são avaliados por teste de imunocromatografia rápida. Dos animais sororreagentes pelo teste, amostras de sangue são coletadas para a realização do teste confirmatório, realizado no Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal de São João del-Rei/CCO, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias FUNED/BH.

No período de janeiro a outubro de 2018, foram realizados testes de diagnóstico de LVC em 2.899 cães. Destes, 743 cães apresentaram resultado positivo, com amostras de sangue colhidas e enviadas ao Laboratório de Parasitologia da UFSJ para confirmação – o diagnóstico de Leishmaniose de 451 foi confirmado. A ocorrência de LVC entre os cães avaliados foi de 15,6% dos 2.899.

Dos 451 cães sororreagentes, 393 foram eutanasiados no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), após autorização dos responsáveis; e os demais animais ficaram com os seus tutores mediante assinatura de termo de responsabilidade de posse de cão com a leishmaniose. No termo de posse, o responsável pelo animal precisa colocar uma coleira repelente.

Casos

A coordenadora do Programa de Controle de Leishmaniose, Marcella Oliveira Gama de Melo, confirmou que os casos de leishmaniose visceral canina estão fortemente ligados à ocorrência de leishmaniose visceral humana (LVH) em áreas urbanas. “É sabido que o cão doméstico é reservatório do parasita causador dessa enfermidade, e casos caninos precedem casos humanos em áreas endêmicas”, explicou.

Desde 2007, já foram confirmados 24 casos de LVH com três evoluções a óbito na cidade. Neste ano, foram confirmados casos de leishmaniose visceral humana nos bairros São Judas Tadeu e Porto Velho, localizados respectivamente nas Regiões Sudoeste e Central do município.

Ações

A Coordenadoria do Programa de Controle de Leishmaniose da Prefeitura de Divinópolis tem ações para controlar a doença. Realiza testes de diagnóstico de LVC em cães direcionados ao Crevisa pela população e também nos animais de ruas. Também realiza testes em casa mediante demanda da população.  Produz um inquérito censitário canino próximo ao local onde for confirmado caso humano de leishmaniose e um inquérito amostral em todas as regiões sanitárias com finalidade de mapear os casos caninos de LV.