05 NOV 2018
Settrans adquire novos aparelhos de radiocomunicação

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) adquiriu novos rádios de comunicação para o trabalho dos agentes de trânsito. Os rádios são utilizados para a comunicação dos agentes que estão na rua com a Central de Operação e Fiscalização de Trânsito, localizada na sede da Settrans.

Segundo o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Victor Moreira, os antigos rádios já estavam obsoletos, com as baterias desgastadas, e também não forneciam um rendimento apropriado. O gerente aponta que a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a Settrans possui validade de dez anos, e deve expirar em 2019, quando será atualizada; com isso, houve a aquisição dos novos rádios.

Uma estação repetidora também foi instalada no município para ampliar o sinal para os agentes, de forma que consigam captá-lo melhor.

“Às vezes, tínhamos dificuldade no sistema antigo, que era analógico, e em que o máximo de comunicação que existia entre o agente e a Central era até na Rua Rio de Janeiro e na Avenida Antônio Olímpio de Morais, e depois o sinal não chegava mais. Agora, com a estação repetidora, o sinal chegará a todo o município”, afirma o gerente.

Além da estação repetidora, foi implantado o sistema digital de comunicação, que substituiu o analógico. A Anatel possui resoluções em que é definido que, a partir de 2020, todos os equipamentos de radiocomunicação deverão ser digitais; por esse motivo, a Settrans realizou a implantação do sistema digital.