01 NOV 2018
FAZENDA
Dívida é atualizada e Estado deve R$ 94 milhões ao município

A Prefeitura de Divinópolis continua sofrendo com a falta de repasses do Governo do Estado. Dados da Secretaria Municipal da Fazenda atualizados nesta quinta-feira (01/11), revelam que a dívida do governo mineiro com Divinópolis passou para R$ 94 milhões. Com a falta de transferência dos repasses, a folha de pagamento dos servidores municipais fica prejudicada para o próximo 5º dia útil, data do pagamento.

A atual dívida aumentou R$ 2 milhões em uma semana. No final do mês passado, o Governo Estadual devia à prefeitura R$ 92 milhões. Somente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o governo mineiro deixou de repassar R$ 14,4 milhões.

Com o ICMS, a dívida do governo estadual com a prefeitura soma R$ 6,8 milhões, conforme os dados da Fazenda.
“O ano é marcado pelo descaso do Governo do Estado para com os municípios. Atrasos constantes de repasses de IPVA, ICMS, Fundeb, convênios com a saúde, assistência social fazem parte da rotina não só do município de Divinópolis como também dos outros 852 municípios mineiros”, afirmou a secretária Municipal da Fazenda, Suzana Xavier.

A Prefeitura de Divinópolis já entrou com ação na justiça para recebimento do ICMS e teve liminar negada pelo Judiciário.
“O processo continua e o município espera êxito final por se tratar de verba de direito constitucional”, destacou Suzana.
A secretária confirma parte do pagamento dos servidores para o 5º dia útil. “Com os valores disponíveis atualmente no caixa do município e a previsão de receitas a receber, o município pagará R$ 1.000,00 para cada servidor referente ao salário de outubro”, destacou.