24 OUT 2018
Settrans alerta pais e responsáveis sobre transporte escolar

A Secretaria Municipal de Trânsitos e Transportes (Settrans) alerta pais e responsáveis para fiscalizem condutores e veículos de transporte escolar. A secretaria fiscaliza diariamente transportes escolares à porta das escolas e atua constantemente para corrigir irregularidades e impedir infrações de trânsito.

Para verificar se o transporte escolar está regularizado na Settrans, deve ser observado se o veículo possui o selo de cor verde do segundo semestre de 2018. Para fiscalizar o condutor, é preciso verificar a carteirinha de autorização de tráfego, que é emitida pela Settrans.

O agente de trânsito Adnaldo Rosa ressalta que pais e responsáveis de alunos, diante da necessidade do transporte escolar, negociam principalmente valor e horário, mas a segurança geralmente não é verificada. “Devem ser observadas as condições do veículo, e deve também ser perguntado às crianças sobre como o condutor está dirigindo”, explicou.

Os veículos escolares são vistoriados no primeiro e segundo semestre. A falta do selo é considerada infração grave, de modo que o condutor está sujeito a remoção do veículo, perda de cinco pontos na carteira, além de multa para o proprietário no valor de R$195,23.

No início de outubro, agentes da Settrans abordaram uma van escolar em frente à Escola Estadual São Francisco de Assis, sem o selo verde de vistoria do segundo semestre de 2018. O veículo foi removido para pátio credenciado.

A Settrans fiscaliza diariamente os veículos de transporte escolar buscando reduzir e coibir as irregularidades e impedir infrações de trânsito.