11 OUT 2018
Unidades realizam 1,8 milhão de procedimentos de saúde no ano

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou 1.805.774 procedimentos nas unidades assistenciais do município, de janeiro a setembro. De acordo com relatório divulgado nessa quarta-feira (10/10) pela Semusa, foram 114.448 mil pacientes atendidos no período.

São 194.371 usuários do Sistema Único de Saúde atualmente cadastrados no município. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Inês Alcione, a população primeiro recebe os cuidados da Atenção Básica, que é a porta de entrada do SUS. A população deve ser atendida primariamente nas unidades de saúde e depois ser encaminhada aos demais serviços, se necessário.

Na Atenção Primária, foram 982.085 procedimentos realizados de janeiro a setembro. Na Atenção Secundária, 502.957 procedimentos, no mesmo período.

Na rede de urgência e emergência, até setembro, foram realizados 320.732 procedimentos.

O município possui 43 unidades de saúde, das quais 32 são Programas da Saúde da Família (PSFs); e 11, unidades de saúde tradicionais. Os atendimentos especializados são realizados na Policlínica, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no Centro Regional de Reabilitação (CRER), no Serviço Especializado em Odontologia (SEO) e no Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas).  Os cuidados ou tratamento que extrapolam a capacidade de resolução desses serviços são encaminhados a serviços terceirizados.