24 SET 2018
Prefeitura implanta nova célula no aterro controlado

A Prefeitura de Divinópolis termina a implantação da quarta célula no aterro controlado. Os trabalhos seguem avançadas técnicas de implantação de aterro santário, além de respeitar a legislação e normas ambientais e promover a sustentabilidade. A unidade entrará em funcionamento em quinze dias. O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, acompanhou as obras para implantação da célula.

As obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop), e a nova célula foi coberta por 30 mil metros quadrados de geomembrana polietileno de alta densidade (PEAD) de 1mm. A lagoa de tratamento de chorume também faz parte da célula.

“A instalação da geomembrana garante a impermeabilização, e o material percolado não entra em contato direto com o solo, o que evita a contaminação de lençóis freáticos e cursos d’água que possam margear a região”, destacou o diretor de Operações e Serviços Urbanos da Semop, Rodrigo Assis.

No local também foram instalados drenos espinha de peixe e de gás para a captação de chorume e gás metano provenientes da decomposição de matéria orgânica.

De acordo com a secretária municipal de Operações Urbanas, Cláudia Machado, a nova célula foi construída seguindo critérios legais e ambientais. “Fizemo-la da melhor maneira possível, seguindo as especificações ambientais, para tratar o lixo com o menor impacto ao meio ambiente”, explicou a secretária.

A Semop iniciou plantios de árvores para revegetar áreas desativadas e o entorno do aterro – cerca de 100 mudas já foram plantadas. Nos próximos meses, a ação será intensificada.

O aterro controlado recebe apenas lixo domiciliar. Diariamente são depositadas cerca de 150 toneladas de detritos no local, decorrentes da coleta de lixo.