13 SET 2018
Prefeitura apresenta ao MP ações contra febre maculosa

A Prefeitura de Divinópolis realizou, nesta quinta-feira (13/09), no Centro Administrativo, reunião com representantes do Ministério Público para tratar das ações realizadas no controle do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa.

Durante a reunião, o município apresentou as ações já realizadas na prevenção e no controle do carrapato. “Apresentamos a organização da administração pública nas ações adotadas e buscamos outros parceiros como o Ministério Público Estadual. Não há motivo para alarde por parte da população”, destacou o procurador-geral do município, Wendel Santos.

Um grupo de ação formado pelas secretarias municipais fará um planejamento de ações de médio e longo prazo por realizar no município. “É importante conscientizar as pessoas dos fatores de risco e dos locais por evitar nessa época do ano”, ressaltou o procurador.

O promotor de meio ambiente, Ubiratan Domingues, destacou que o Ministério Público acompanha as ações realizadas pela Prefeitura. “Durante a reunião, fui informado de que todas as ações possíveis de promoção, prevenção e controle estão sendo tomadas ou já foram tomadas de forma a controlar. O grupo de ação irá fazer um diagnóstico para novas ações por realizar”, disse.

Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa; a secretária de Meio Ambiente, Flávia D´Alesandro; a secretária de Operações Urbanas, Cláudia Machado; o secretário de Governo, Roberto Chaves; o procurador-geral Wendel Santos; além dos promotores Ubiratan Domingues e Alessandro Garcia e dos vereadores Ademir Silva, Renato Ferreira e Janete Aparecida.

Ações

A Semusa reforça o trabalho educativo sobre os perigos da febre maculosa, distribuindo panfletos e cartazes nas áreas consideradas críticas. O Teatro Municipal Usina Gravatá e a Escola Municipal de Música receberam, nessa terça-feira (11/09), desinsetização das equipes da Vigilância em Saúde.

Na semana passada, receberam desinsetização a Sala Verde, a Escola Municipal Oribes Batista Leite, o Centro Municipal Educacional Infantil (Cemei) Rafael Nunes, no bairro Santa Lúcia, e o Centro de Treinamentos do 10º BBM, além de duas residências no bairro Belvedere e outra no bairro Dom Pedro II. A Escola Municipal Darcy Ribeiro também recebeu ações de desinsetização.

A Vigilância também visitou 12 locais, em sua maioria, campos de futebol. Cinco campos foram notificados a suspender suas atividades para prevenção: Flamengo Esporte Clube, Estádio Waldemar Teixeira de Faria, Associação Atlética Danilo Passos, Bom Sucesso e Manoel Valinhas. Também foram suspensas atividades no Parque da Ilha e no espaço dos Escoteiros Frei Leão Rodrigues.

Já outros quatro locais foram notificados para suspender atividades somente nos campos de futebol: Associação Atlética Banco do Brasil, Divinópolis Clube, Clube dos Servidores Municipais (CSM) e Centro de Treinamento do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BBM-MG).