06 SET 2018
Escola São Sebastião comemora 50 anos

A Escola Municipal São Sebastião comemorou os 50 anos de ensino. O evento contou com a presença de alunos e familiares, funcionários e ex-diretoras homenageadas. Atualmente, 200 alunos estão matriculados na unidade de ensino.

Inaugurada em 27 de agosto de 1968, no bairro Afonso Pena, a escola foi dirigida por Veneza Guimarães de Oliveira no seu primeiro ano e, em 1990, mudou-se para o bairro São Sebastião.

A ex-aluna e professora foi uma das educadoras homenageadas. “Foi muito gratificante para a escola ver uma ex-aluna regressando como professora. Ela estar participando da construção de um lugar em que esteve na sua formação”, disse a diretora da instituição, Josiane Aparecida Lopes Silva.

Outra funcionária condecorada foi Cláudia Nair da Silva, a mais antiga da escola, com 24 anos a serviço da instituição. “O motivo para a Cláudia estar aqui até hoje talvez seja receptividade, e quanto aqui é aconchegante. Estou aqui há sete anos e vejo essa paixão que construímos por esse lugar”, afirmou Josiane.

Com 200 alunos matriculados, a escola conta com dez salas, entre as quais uma com atendimento educacional especializado, sala de informática, biblioteca, quadra, parquinho e espaços de interação das crianças. A diretora destaca a importância do ambiente e do ensino na vida das crianças. “A educação e o ambiente são primordiais para um bom desenvolvimento infantil; em razão disso, incentivamos leitura, realização de projetos, jogos e brincadeiras de forma lúdica, agradável e prazerosa. A criança precisa estar confortável e gostar do ambiente escolar, pois estará aqui por quatro horas e meia”, declarou.

Desde 2015, a escola atende crianças da creche III até o terceiro ano do ensino fundamental – ao todo foram 24 diretoras, das quais nove, incluindo a atual diretoria, foram premiadas durante a comemoração. Para Josiane, todos construíram a história da escola. “Toda transformação, cada direção, funcionário e aluno contribuíram para nossa história e, de alguma forma, para chegar onde estamos agora”, concluiu.

A Escola Municipal São Sebastião está situada na Rua Orsini Campos, 150, bairro São Sebastião.