Ir para conteúdo principal
Mapa Topo
Bem Vindo Cidadão!
Divinópolis, 20 de agosto de 2018
Enfeite Menu Serviços

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Enfeite Unidades UNIDADE FISCAIS - Acompanhe o indíce
Unidades
UPFMD - Unidade Padrão Fiscal

R$ 69,29
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Clique para efetuar o download
Saúde - Protocolos de Acesso...
- Efetuar Download
Saúde - Manual do Tratamento Fora de Dom...
- Efetuar Download
RESULTADO UPA...
- Efetuar Download
mapa da cidade...
- Efetuar Download
Notícias
Principal   Notícias
 

24/07/2018 às 15:55:00
Semusa realiza blitz alertando sobre febre maculosa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) irá reforçar o trabalho educativo sobre os perigos da febre maculosa. Agentes de saúde percorrerão a partir desta terça-feira (24/07), locais considerados de risco para alertar as pessoas sobre a forma de transmissão, sintomas e cuidados no caso de suspeita da doença. O trabalho irá começar pelas áreas de caminhada próximas ao Rio Itapecerica.

As pistas de cooper nos bairros Santa Clara/Bom Pastor, Porto Velho e Parque da Ilha são consideradas de risco em decorrência do grande número de capivaras encontradas nestes locais. O animal é considerado um dos principais reservatórios do carrapato-estrela ou micuim, transmissor da doença. Mas esse carrapato hematófago também pode ser encontrado em bois cavalos, cães, aves domésticas e roedores.

A Semusa também já realizou neste mês o trabalho de desintetização do Parque da Ilha. Minas Gerais é considerada área endêmica para esse tipo de doença, o que coloca todas as autoridades em Saúde do Estado em alerta.

A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas. Não existe vacina contra a febre maculosa brasileira. Diagnóstico precoce é importante para dar início ao tratamento porque a taxa de letalidade da doença é elevada.

Recomendações

Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

* Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;

* Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

* Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.

* Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;

* Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.

 
 
 
 
Endereço Localização:
Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro - Divinópolis / MG
CEP: 35500-008
Atendimento Horário de Funcionamento:
Atendimento de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 horas.
Logo Rodapé
Telefone para contato:
(37) 3229-6500
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.