11 JUL 2018
FAZENDA
Abertura de empresas avança 73% em Divinópolis

O volume de empresas abertas em Divinópolis no primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017 avançou. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo com base nos dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o número de empresas constituídas na cidade cresceu 73,6%. A quantidade de vagas de emprego formais também cresceu nos primeiros meses de 2018.

Conforme os dados apurados, foram abertas na cidade no primeiro semestre deste ano 434 empresas. Já no mesmo período do ano passado, foram 250 unidades criadas em Divinópolis. Quando se compara os dois períodos, a alta foi de 73,6% o número de novos empreendimentos abertos na cidade.

De acordo com os dados apurados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turismo, foram abertas no ano passado em Divinópolis 2.774 empresas. Destas 2.361 são de microempreendedores e 413 se referem a Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Anônima (S/A).

Para os microempreendedores, no início do ano a Prefeitura de Divinópolis inaugurou a Sala Mineira do Empreendedor. O espaço melhora o ambiente de negócios, facilita o surgimento de novos empreendimentos, bem como aumenta a competitividade e promove o desenvolvimento sustentável das empresas da região.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias, no espaço é possível orientar os empresários sobre contas públicas, captação de recursos, além de desburocratizar os processos de abertura de micro e pequenas empresas (MPE) e de microempreendedores individuais (MEIs), tornando mais acessível os produtos da Jucemg e do Sebrae Minas.

Neste ano a cidade abriu 948 vagas de emprego com carteira assinada até maio, de acordo com o Ministério do Trabalho. A quantidade vagas criadas foi maior na comparação com o mesmo período do ano passado quando 262 oportunidades formais foram abertas no município.