16 MAI 2018
Sersam realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), realiza, na sexta-feira (18/05), caminhada pela celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O tema deste ano “Trancar não é tratar” terá concentração às 13 horas, no pátio do Sersam, localizado na Rua Otoni Olímpio de Oliveira, 201, Bairro Universitário. A saída será às 14 horas, rumo à Praça do Santuário.

De acordo com a técnica de enfermagem do Sersam Maria Merci Teodoro, a caminhada tem o objetivo de buscar a aceitação da sociedade ao paciente portador de sofrimento mental. “Nós buscamos mostrar à população que é possível conviver com os pacientes”, explicou.

Durante a semana, os profissionais do Sersam realizam várias atividades com os pacientes. Nesta quarta-feira (16/05), foi realizada uma apresentação com o Coral Sons do Coração e um bingo. Na quinta-feira (17/05), haverá a apresentação do Coral Sons do Coração, e, à tarde, o músico Márcio Chula fará uma apresentação para os pacientes.

Os profissionais de saúde propõem reflexões sobre o preconceito às pessoas com transtornos mentais  “As atividades são para levar os pacientes para conhecer os locais; fazemos piquenique e os colocamos em contato com a sociedade”, afirmou a técnica de enfermagem.

O objetivo do movimento de Luta Antimanicomial é fornecer saúde e tratamento adequado para os pacientes sem que eles percam o direito de serem cidadãos.