18 ABR 2018
Prefeitura apoia seminário sobre pedofilia

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (18/04) o “Seminário de capacitação dos agentes pela vida” que faz parte da campanha “Criança nasceu para ser amada e não abusada”. Três secretários municipais participaram da capacitação: Vera Prado (Educação), Amarildo Souza (Saúde) e Juliano Prado (Desenvolvimento Social), que foram acompanhados de diversos servidores das suas áreas de atuação.

Em 9 de abril, o prefeito Galileu Machado recebeu Sandra Amaral, do grupo de Apoio à Adoção “De volta para casa” organizador do evento, em seu gabinete e manifestou apoio à campanha.

Participaram da abertura do evento o promotor de justiça da Infância e Juventude, Carlos José Fortes, o delegado regional Leonardo Pio, a juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões, Andréa Barcelos e Sandra Amaral.

A palestra central foi da advogada Damares Alves, assessora jurídica da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da CPI dos Maus Tratos de Crianças e Adolescentes. Recheada a exemplos, sem dosar palavras, a advogada mostrou como a questão da pedofilia e abusos contra as crianças estão longe de acabar e mais perto do que se imagina. Entre os diversos dados apresentados está o de que Minas Gerais lidera entre os estados, e o Brasil entre os países do mundo, que mais comete todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

O auditório da Faculdade Pitágoras esteve lotado de autoridades, lideranças comunitárias, estudantes, trabalhadores de importantes áreas de atendimento às crianças em situação de violência e vulnerabilidade como segurança, saúde, educação, assistência social.

Os participantes receberam cartilhas com dicas de como lidar como questões como pedofilia, prevenção ao suicídio, automutilação, bullying e cyberbullying, além de certificado após o evento.

As denúncias de crimes contra crianças podem ser feitas na Policia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar ou ainda ligando para o 190, 181 ou Disque 100.