08 FEV 2018
TRÂNSITO
Projeto Piloto na Sete de Setembro é concluído

A implantação do projeto piloto da área de pedestres na Avenida Sete de Setembro  projetado pela Prefeitura de Divinópolis foi concluída nesta quinta-feira (08/02). O projeto coordenado pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) foi realizado pela primeira vez no município.

Concretizado através de pintura estatigráfica com a missão de minimizar o conflito de veículos e pedestres, o projeto piloto testa as transformações com materiais leves e de baixo custo. A ​Settrans monitorará a instalação e funcionamento, para possíveis ajustes, além de estudar as melhorias para outras regiões do município.

A intervenção na Sete de Setembro foi realizada em dois pontos na Sete de Setembro com Serra Do Cristal e também na esquina da Rio de Janeiro. O alargamento das calçadas com pintura no asfalto reorganiza o espaço público e diminuirá consideravelmente o conflito entre veículos e pedestres. Além da pintura, foi implantado o alargamento feito com pintura, instalação de balizadores, instalação de tachões e a faixa para pedestres.

Na avenida Sete de Setembro esquina com rua Rio de Janeiro, estão sendo concluídas melhorias no passeio. Neste local, além da calçada ampliada, de segunda a sexta-feira das 6h até as 18h30, será área especial para embarque e desembarque com no máximo 10 minutos.

“No ponto temos a Biblioteca Pública, Clínicas e Escolas. A intervenção nesse local aconteceu devido ao número de pedestres que concentram em horários de picos, no qual traziam conflitos com os veículos que circulam neste local”, explicou o gerente de Projetos de Trânsito e Transportes, Lucas Lopes.

O gerente explica que além de transformar o ambiente, as modificações por meio de pinturas melhoraram a mobilidade urbana. “Devolvendo o espaço publico da via a quem é de direito os pedestres”. O Projeto Piloto faz parte do término da implantação do sistema binário na avenida Sete de Setembro.