24 JAN 2018
FAZENDA
Fazenda divulga locais para pagamento do IPTU

A Secretaria da Fazenda, por meio da coordenadoria de tributos, divulgou nesta quarta-feira (24/01) os locais para pagamentos das Guias de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Somente as agências da Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Banco Postal aceitam pagamento do imposto no caixa de atendimento (boca do caixa).

Os bancos autorizados para recebimento das guias de IPTU são Bancoob (cooperativas), Banco do Brasil, Bradesco, Correios, Itaú, Mercantil e Santander, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e agentes credenciados. A Caixa, Lotéricas e agentes credenciados (como Banco Postal) recebem o tributo no caixa de atendimento conhecido como boca do caixa. Os demais somente recebem pagamento por meio do caixa eletrônico e transações via internet.

De acordo com a coordenadora de tributos, Geórgia Araújo Chaves, o contribuinte deve estar atento aos locais de pagamentos. As Lotéricas e agentes credenciados só recebem valores até R$ 1.500,00. “Esse ano somente a Caixa receberá na boca do caixa os valores mais altos”, explicou.

As informações referentes aos pagamentos também estão impressas nos carnês de IPTU.

GUIA

Já está disponível no site oficial da Prefeitura de Divinópolis, a emissão da guia de IPTU 2018. Para retirar a guia, basta acessar o site (www.divinopolis.mg.gov.br), no link: IPTU - retire aqui sua guia.

O contribuinte que optar pela retirada pela internet e pagar antes de receber o carnê do IPTU entregue pelos Correios em sua residência, ficará isento da taxa de serviços administrativos (TSA), no valor de R$6,93.

Segundo o decreto 12.782/2018, o tributo poderá ser pago com desconto de 5%, desde que o recolhimento seja feito até 8 de março de 2018, em cota única. Pelo valor simples, o IPTU poderá ser quitado até 15 de março de 2018 e ainda ser parcelados em até 10 vezes iguais e consecutivas e a primeira parcela deverá ser paga até 15 de março, e as demais nas datas impressas em cada parcela nos carnês, sucessivamente, na rede bancária e instituições credenciadas autorizadas pelo Município. Na hipótese de parcelamento, o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50 se pessoa física e R$ 70 para pessoa jurídica.

A taxa de coleta de lixo, devida pelos imóveis prediais, é cobrada na mesma guia do IPTU e seu valor depende do tamanho do imóvel e de sua utilização (residencial, comercial, industrial e etc).

Caso o contribuinte não receba a guia de arrecadação do IPTU 2018 em seu domicílio, poderá retirá-la junto à Prefeitura de Divinópolis, na Rua Pernambuco, nº. 60 - 1º andar - Centro, ou pelo site www.divinopolis.mg.gov.br, no link: IPTU - retire aqui sua guia.