10 JAN 2018
Plano de Ação sobre drogas começa no pré-carnaval

Iniciando as atividades previstas no Plano de Ação para 2018, proposto pelo Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas, a Secretaria Adjunta Sobre Drogas e Direitos Humanos, distribuíra materiais informativos durante o pré-carnaval em Divinópolis. A ação ocorrerá em 3 de fevereiro durante todo o dia na Praça do Mercado.

De acordo com a coordenadora de programas de prevenção às drogas, Luciana Capanema, a equipe da Secretaria atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Caps-AD. “Vai ser uma ação preventiva e educativa, iremos distribuir material e ficaremos à disposição para responder algumas dúvidas, sobre redução de danos e outras questões. Vamos convidar a Semusa que é uma parceira em vários eventos”, destacou

A intenção é orientar para que os foliões aproveitem o pré-carnaval com muita segurança e alegria. “A ideia de distribuir durante os blocos surgiu porque observamos a presença de crianças, adolescentes, jovens e adultos. É uma ação educativa para a família também”, destacou a coordenadora.

Serão distribuídos materiais preventivos e educativos, como folders, adesivos, leques e informativos, para alertar aos foliões. “Vamos distribuir materiais informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sobre os riscos da direção e bebidas, dicas para os foliões beberam água, entre outras informações que podem contribuir com a redução de danos durante os dias de pré-carnaval”.

O Plano de Ação foi aprovado em dezembro e será implementado durante todo o ano. Entre as ações, a Secretaria Sobre Drogas prepara para os próximos meses uma ação conjunta com diversos órgãos, de sensibilização e encaminhamento dos moradores de rua envolvidos com drogas.