13 DEZ 2017
Escola Municipal recolhe 1,2 mil litros de óleo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Educação, participam do Projeto Ambiental proposto pela Associação dos catadores de papel, papelão e materiais recicláveis (Ascadi-Óleo), que visa retirar óleo usado do meio ambiente e tem o intuito de salvar o rio Itapecerica. Quatro escolas municipais participam do projeto e somente um estudante levou 214 litros de óleo.

As escolas municipais Cetepe, João Severino de Azevedo, Antonieta Fonseca e José Quintino Lopes participam do projeto iniciado em outubro. As instituições fazem uma competição e incentivam os alunos a levarem em embalagens os óleos usados, para serem reciclados. O estudante que levar a maior quantidade em resíduos ganha a gincana. A escola João Severino de Azevedo é piloto no projeto, na tarde desta segunda-feira, a aluna Ana Clara Xavier, recebeu a quantia de R$ 500,00 por ter levado 214 litros de óleo.

De acordo com a diretora da escola, Simone Dioracy Maia, o projeto contribui para a educação ambiental, além de ajudar o rio Itapecerica. Na escola foram recolhidos 1.259,5 litros de óleo em dois meses. “A importância vai além dos muros da escola, esse projeto visa retirar o óleo que seria descartado na pia da cozinha, poluindo o meio ambiente, os rios, o lençol freático e ele é transformado em outro tipo de material, não poluente. Os alunos aprenderam, que não deve poluir o meio ambiente. A gente sabe que um litro de óleo polui um milhão de litros de água. Então quantos litros de óleo a gente retirou do meio ambiente”, ressalta.

De acordo com o secretário da Ascadi-Óleo, o intuito do projeto é retirar e reciclar o óleo, contribuindo com o meio ambiente, pensando no rio Itapecerica. “O mais poluente nos nossos rios, é óleo. Dessa forma, nós levamos o projeto para as escolas por meio do Plano Ambiental. Ensinando os alunos a reciclarem o óleo que talvez seria descartado de maneira irregular”, explicou.