29 NOV 2017
AGRONEGÓCIOS
Galileu Machado acompanha entrega de alimentos para entidades

O Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, visitou nesta quarta-feira (29/11), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no bairro Espírito Santo. O chefe do executivo acompanhou a entrega de alimentos para as 40 entidades cadastradas no programa, gerenciado pela Secretaria Municipal de Agronegócios. A aquisição dos produtos é realizada às terças-feiras de 7h30 às 11h30. Já as doações são feitas às quartas-feiras no Banco de Alimentos.

Atualmente, 106 produtores rurais entregam produtos para o PAA na cidade. Em 2017, foram aprovados para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) R$ 468 mil com a missão de incentivar a agricultura familiar por meio da aquisição de produtos. Até o momento já foram doados quase 50 toneladas de alimentos. Estão cadastrados no PAA 50 produtos diversos da agricultura família entre verduras variadas, legumes, feijão, doces e polpas de frutas.

“Organizamos melhor o programa e estamos beneficiando dezenas de entidades. São produtos vindos na nossa agricultura direto para as entidades que necessitam para servir seus assistidos. Os produtos são separados e armazenados cuidadosamente para manter a qualidade”, destacou o prefeito.

A proposta tem duas finalidades. A primeira, incentiva agricultura familiar e beneficia 106 produtores aptos a entregarem seus produtos, destes 90 são homens e o restante é composto por mulheres.  Os produtores podem vender até R$ 6,5 mil anualmente. A segunda finalidade do Programa de Aquisição de Alimentos é levar alimentos de qualidade a 40 entidades filantrópicas, dessas 12 são Centros Municipais de Educação (Cmei´s).

Em 2017, foi aprovado pelo MDSA o valor de R$ 468 mil para Divinópolis, dos quais até o presente momento foram comercializados R$ 221.522,00 junto aos agricultores cadastrados no PAA.