17 NOV 2017
Fórum Municipal debate nove eixos da educação

O Fórum Municipal de Educação de Divinópolis (FMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho Municipal de Educação (Comed) e Superintendência Regional de Ensino (SRE) realizou nesta quinta-feira (16/11) a Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu durante todo o dia no auditório da UEMG Divinópolis e teve como tema principal "A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais - SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação".

Os trabalhos foram divididos em nove eixos relativos à educação, como políticas educacionais, qualidade da educação, participação popular democrática, acesso, inclusão, inovação, valorização dos profissionais da educação, gestão e sistema integrado.

No período da manhã houve uma palestra sobre o Sistema Integrado de Educação proferido pela Virginia, na seqüência foram realizados a separação dos grupos dos eixos para discussão, a partir de um documento norteador.

De acordo com a gerente de Planejamento da Semed, Helcia Godoi, a Conferência tem a função também de acompanhar as ações e metas que foram destinadas ou incluídas na Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2014. Ela tem a função de acompanhamento da política pública para que ela seja efetivada ao longo dos anos.

Os delegados são eleitos de acordo com seus próprios segmentos, pais, professores, gestores, movimentos sociais. Desta forma são eleitos delegados em cada etapa, passando da etapa municipal para a etapa territorial e na sequencia a estadual e a nacional. Chegando na Conferência Nacional fecha-se o documento que serve de base para o Plano Nacional de Educação.