14 NOV 2017
Vila Olaria recebe ação preventiva contra alagamentos e dengue

A Prefeitura de Divinópolis, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Operações Urbanas e Defesa Civil (Semop) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza ação conjunta na Vila Olaria, preventiva para o período chuvoso, contra alagamentos e focos de dengue.

Cerca de 50 pessoas participaram da ação, sendo 15 agentes de controle de zoonoses e 35 da Semop. A equipe de operações urbanas realizou limpeza das ruas, capinas, retirada de entulhos e lixos, além de fazer a reconstrução de tampas de bueiros quebradas. Foram retirados 25 caminhões de entulhos.

De acordo com o coordenador de limpeza urbana, Edison Antônio Fernandes, a ação é preventiva para o período chuvoso, retirando possíveis focos de dengue, além de minimizar os impactos de possíveis alagamentos na região, devido a lixos e entulhos. “Nós estamos retirando todo o entulho, lixos no geral, fazendo a limpeza, a capina, além da recuperação dos bueiros. É todo um trabalho preventivo para o período chuvoso”, afirmou.

Os agentes de controle de zoonoses realizaram visitas de rotina, eliminando reservatórios, recolhendo os entulhos e orientando a população sobre os focos de dengue nas residências. De acordo com a supervisora da região nordeste, Naiara de Lourdes Assis Rocha, a população deve estar atenta com o início do período chuvoso. “Nós estamos eliminando os criadouros agora, para quando começar o período chuvoso não ter focos. Nessa limpeza nós já verificamos que com as últimas chuvas, muitos locais já têm água parada”, analisou.

A supervisora acrescenta que a população deve estar bem atenta aos focos e possíveis reservatórios, pois quase 98% dos focos estão nas residências segundo o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).