12 JUL 2017
FAZENDA
Município reduz despesas em até 16%

Uma das principais conquistas da atual Administração foi frear parcialmente os gastos, diminuindo o déficit do Município. Isso, porém, não significa que a situação seja de tranqüilidade. Pelo contrário, o equilíbrio das contas é um propósito prioritário, mas difícil. De acordo com o relatório orçamentário da Secretaria da Fazenda, nos cinco primeiros meses de governo, a Prefeitura pagou R$ 46.324.253,01. E ainda restam R$ 7.558.214,98  de exercícios anteriores a serem pagos.

Os recursos utilizados para a quitação são resultantes de fontes de arrecadação do exercício de 2017, ou seja, como os recursos arrecadados este ano foram utilizados para quitar o saldo devedor, o Município fica sem capacidade de investimentos. Além disso, a partir de abril, a movimentação das principais fontes de receita têm sido inferior às despesas. A situação só não é mais crítica graças às medidas de contenção de gastos adotadas pelo Prefeito Galileu Machado.

Na planilha de comparação de 2016 para 2017, o percentual de despesas tem diminuído em relação ao ano anterior. Na comparação, o mês de março deste ano teve uma redução de 16,2%. Em abril foi da ordem de 12,61%. E em maio deste ano, a redução de gastos em relação ao mesmo período em 2016 foi de 12,20%. Porém, o comprometimento da receita em relação a despesa tem aumentado. Principal explicação para isso está no crescimento reduzido da receita e aumento vegetativo das despesas. Em 2016, o Município obteve uma receita extra com a venda da folha de pagamento,  que rendeu aos cofres públicos R$ 8.020.000,00.

Entre as medidas que garantiram a possibilidade de redução de gastos em 2017 está a redução da carga horária da Prefeitura, que tem gerado uma economia mensal de R$ 270.000,00. Os recursos economizados têm sido fundamentais na manutenção da regularidade do pagamento aos fornecedores.