23 MAR 2016
FAZENDA
Brigadeiro Cabral recebeu 17,6 mil passageiros

A linha área Divinópolis a Campinas completa em abril nove meses de atuação. Neste período a média de ocupação de voos é de 80%. Até o mês de março foram registrados, aproximadamente, 17,4 mil embarques e desembarques no Aeroporto Brigadeiro Cabral. Além de proporcionar conexão com o Brasil, a linha área movimentou a econômica municipal.

De acordo com a Azul Linhas áreas, desde 6 de julho do ano passado a ocupação das cadeiras está em 80%. A empresa não divulga o número exato de passageiros transportado. No entanto, cálculo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, aponta que o Brigadeiro Cabral recebe diariamente de 90 a 110 passageiros entre embarque e desembarque.

Nos cinco dias de voos por semana, a empresa aérea transporta até 550 passageiros, em média, representando 2,2 mil bilhetes vendidos por mês. Até 6 de março, já foram 17,6 mil passagens vendidas de ida e volta.

O taxista Ramon Arnaldo Resende confirma que o embarque e desembarque deixa o aeroporto movimentado todos os dias.  “É importante por levar o nome de Divinópolis para fora, além de trazer novos mercados para cidade. Para nós que estamos no ramo de táxi é uma excelente oportunidade de trabalho. Todos os dias que o avião chega têm casa cheia no aeroporto”, destacou.

O advogado José Antônio de Souza afirma que os voos facilitaram o deslocamento até São Paulo. “Apesar da desconfiança inicial, hoje os voos são uma realidade. Divinópolis atrai pessoas de todas as partes do Brasil. Estamos ligados com o mundo”, diz.

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, ressaltou sobre o fomento econômico com os voos. “O meio de transporte está ligado ao desenvolvimento. Esse divisor de águas que é o voo comercial de Divinópolis é sucesso servindo toda a região Centro-Oeste significando um polo de desenvolvimento. Além fomentar a economia, os voos servem as famílias divinopolitanas”, disse.

Investimentos

Os investimentos concretizados pela Prefeitura de Divinópolis no Aeroporto Brigadeiro Cabral desde 2010 foram determinantes para a Azul Linhas Áreas começar a operar na cidade em 6 de julho do ano passado. Foram investidos no Brigadeiro Cabral R$ 15 milhões para adequar o terminal para receber os voos comerciais.

O aeroporto passou por ampla reforma em suas instalações e uma série de intervenções para melhorar e modernizar a sua estrutura, além de receber o caminhão da Brigada de Incêndio.

Para receber os voos, a Prefeitura de Divinópolis fez várias adaptações incluindo uma nova pista, com condições de receber aeronaves ATR-42. Toda a infraestrutura passou por avaliação, foi feito o aumento da área de embarque e desembarque.

Também houve o aumento de vagas no estacionamento, novos banheiros, implantação do canal de inspeção com detector de metais e raio x. Ainda na série investimentos, uma licitação foi realizada para contratação da empresa que começou a gerir o aeroporto.