13 AGO 2013
Encontro em Belo Horizonte discute crise no Hospital São João de Deus
O prefeito Vladimir Azevedo participou nesta segunda-feira (12/08) de mais uma reunio para tratar da crise do Hospital So Joo de Deus. Em Belo Horizonte, o chefe do Executivo se reuniu com o secretrio de estado da sade, Antnio Jorge, em uma agenda intermediada pelo deputado federal Domingos Svio. Com a presena dos diretores do hospital e de promotores de justia eles discutiram sobre a sria crise financeira da unidade hospitalar, nica credenciada em Divinpolis a atender pelo Sistema nico de Sade (SUS). Na verdade uma situao que a gente no queria viver, mas infelizmente a gente vem acompanhando de perto e dando todo apoio ao hospital. A situao de dificuldade financeira, com problemas internos que a gente respeita e tenta ajudar em todos os sentidos. Nessa ltima semana, ns tivemos uma greve de parte dos funcionrios do hospital , somado a isso, tivemos um problema srio de falta de suprimentos, medicamentos e de insumos bsicos do hospital, ameaando o seu funcionamento. Nesse sentido, assim que fomos comunicados pela direo do So Joo de Deus, ns agimos de forma conjunta. A primeira atitude foi garantir a assistncia sade das pessoas de Divinpolis. Sentamos com o Ministrio Pblico e com o Estado, por meio da Superintendncia Regional de Sade, para que pudssemos agir em conjunto. A partir da, conseguimos uma liminar na justia para garantir essa assistncia no mnimo na urgncia e emergncia lembrou o prefeito. Na ltima sexta-feira (13/08), a interveno do prefeito, com o apoio de lideranas polticas, possibilitou a liberao de recursos do Pro - Hosp (Programa de Fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do sistema nico de sade). Somados aos recursos do municpio, o repasse de quase dois milhes de reais possibilitou a compra de remdios e materiais bsicos para que a unidade funcione durante 30 dias. De acordo com Vladimir, no encontro realizado ontem, a pactuao de novos recursos junto ao governo do Estado resultou em encaminhamentos positivos para a reestruturao da unidade de sade. Conseguimos uma pactuao para retomada com urgncia dos servios de ortopedia e neurologia do hospital. Somado a isso, ns conseguimos mais recursos de aporte para o custeio, garantindo que esses investimentos sejam para o funcionamento do hospital e compra de medicamentos. Trabalhamos agora para buscar no Ministrio da Sade o aumento de repasses, com um novo teto assistencial. Articulando com todas as lideranas, Ministrio Pblico e Poder Judicirio esperamos vencer e deixar que o hospital cumpra a sua funo e retome uma situao de normalidade o mais breve possvel, concluiu Vladimir Azevedo. Outro ponto importante tratado no encontro foi a necessidade de se ampliar o teto SUS em Divinpolis. O deputado federal Domingos Svio, que j alertou a respeito na semana passada e enviou ofcio solicitando o aumento ao ministro da Sade, explicou que esse reajuste pode representar uma soluo mais sustentvel e j foi promovido em outros municpios. Estamos lutando para que o Governo Federal, como j fez em cidades como Ribeiro das Neves, Ipatinga e Governador Valadares, autorize um aumento de R$ 12 milhes no teto SUS de Divinpolis, que est defasado, disse o deputado. Com esse apoio, poderemos aumentar bem o repasse da Prefeitura ao So Joo de Deus. Para evitar uma interveno e permitir a unidade dos esforos de todos os envolvidos, ficou acordada a criao de um grupo gestor que acompanhar a atuao da direo e o cumprimento de um planejamento. Esse grupo ser formado pela Secretaria de Sade, pela Prefeitura, Ministrio Pblico e vrios outros setores e contribuir para que tudo seja feito de forma transparente e coordenada, destacou Domingos Svio.