13 AGO 2013
Semusa prepara reestruturação de atendimento do Crevisa
A Secretaria Municipal de Sade, atravs da diretoria de Vigilncia em Sade, realizou na tarde de segunda-feira (12/08), uma reunio para tratar da reestruturao do Centro de Referncia de Vigilncia em Sade Ambiental (Crevisa). A grande reestruturao ser a mudana de ateno das aes realizadas que voltaro para o foco inicial para o qual a unidade foi criada, ateno especial aos animais de rua com o objetivo de controlar a transmisso de doenas aos seres humanos. A partir do dia 01 de setembro o veculo de Controle de Zoonoses ter, alm fiscal de sade e motorista, o mdico veterinrio que ir at os locais solicitados e far avaliao local da necessidade de recolhimento do animal (doentes com Leishmaniose e Raiva, bravios para eutanasiar, fmeas no cio e fmeas com filhotes onde estiverem correndo risco de causar acidentes), com prioridade para animais de rua. Sendo assim no haver mais o atendimento clnico na unidade, pois este tipo de atendimento acabava favorecendo as pessoas com facilidade de deslocamento, enquanto pessoas sem condies de levar o animal at a unidade ficavam sem atendimento. Haver tambm mudana em relao s castraes que sero direcionadas preferencialmente para a populao carente, pessoas com grande nmero de animais, identificados por agentes de sade, unidades de sade e animais identificados por veterinrios nas visitas e em reunies com a comunidade, sendo que, tambm neste caso, os ces de rua so prioridade total na castrao. Os animais positivos para Leishmaniose sero recolhidos pelo Veculo e levados ao Crevisa para eutansia. Os proprietrios com diagnstico positivo tambm podero levar seus animais. Em paralelo ser desenvolvido um trabalho mais efetivo sobre o controle da Leishmaniose, com posterior treinamento aos agentes. Amanda Lopes, representante do projeto Vida Animal, aprovou o que foi apresentado. Gostei muito de tudo o que foi dito. Vi que tem pontos que ainda tero que ser reavaliados para poder chegar em um objetivo comum, mas, o principal estar fazendo essas mudanas para priorizar os animais que tem maior incidncia de procriar e ter uma gestao na rua e as pessoas que no tem condies de pagar uma castrao, esse o ponto principal para mim. De fato a gente chegava l no Crevisa e estava acostumada a ver aqueles carres, de pessoas que tem condies de pagar um veterinrio particular que acabavam pegando o lugar de pessoas que no tem condies, cujos animais esto em casa parindo e parindo. claro que existem alguns pontos que vamos continuar discutindo, mas no todo eu achei muito bom, ressaltou. Raquel da Silva, representante da Spad, tambm avaliou as mudanas como positivas. Eu achei o material muito interessante e esperamos ver resultados, porque agora com essas mudanas vai se atingir os resultados de atingir os animais de rua, que o foco, e alm disso vai beneficiar mais a populao carente que no tem condies de levar o animal at l. Acho muito positivo tudo o que foi apresentado afirmou. A coordenadora do Crevisa, Ana Caroline Tavares Melo, falou sobre as sugestes apresentadas na reunio. Acho que todas as intervenes so muito positivas, pois na verdade ns estamos no processo de construo do trabalho que a gente quer desenvolver. No adianta a gente querer, como rgo pblico, determinar tudo. Por isso estamos aqui hoje para ouvir as pessoas, at porque, tem realidade e coisas que est fora do nosso alcance. Ns ainda faremos reunies com a Cmara Municipal, com o Conselho Municipal de Sade e com as comunidades at acertamos todos os detalhes desta mudana, salientou. Estiveram presentes nesta reunio o diretor de Vigilncia em Sade, Gilmar Santos; a coordenadora do Crevisa, Ana Caroline Tavares Melo; o presidente do Conselho Municipal de Sade, Ronaldo Maurcio do Carmo; o diretor de Relaes Institucionais e Comunitrias, Antnio de Lisboa Paduano; capito Ulisses do Corpo de Bombeiros, representantes das entidades protetora dos animais Sociedade Protetora dos Animais (Spad) e Vida Animal, alm de representantes da diretora colegiada de Vigilncia em Sade. Cmara Municipal foi convidada a participar da reunio e um representante do vereador Dr. Delano acompanhou a reunio. O Ministrio Pblico tambm foi convidado, mas na oportunidade no enviou representante. Recolhimento de animais com suspeita de leishmaniose, atropelados, fmeas com filhotes na rua, dentre outros casos que passaro por uma triagem, devero ser solicitados pelos telefones 3221-8778 e 3221-8790.