13 AGO 2013
Saúde reforça ações preventivas de enfrentamento da H1N1
Equipe de mobilizao da Secretaria de Estado de Sade (SES) est em Divinpolis para discutir medidas de enfrentamento da Influenza A H1N1. Nesta tera-feira (13/08), o grupo reuniu-se no anfiteatro da Semusa, estiveram presentes equipe de Vigilncia Epidemiolgica, servidores da Ateno Primria, profissionais de sade, alm de representantes das secretarias de Esporte, Desenvolvimento Social e de Educao, visando intensificao das aes de vigilncia da doena no municpio. De acordo com o diretor de Vigilncia em Sade, Gilmar Santos, o comit criado para o trabalho de combate a dengue no municpio, envolvendo atores que fazem a interface pblica e poltica, ser convocado para atuar no enfrentamento a influenza. Ns estamos nos preparando h mais de dois meses e notificando todos os casos. Com a mobilizao social, vamos envolver toda a sociedade para o enfrentamento mais direto s causas especificas da gripe ressalta Gilmar. O tcnico da Vigilncia Epidemiolgica da Superintendncia Regional de Sade, Edilberto Flvio Santos, afirma que a iniciativa tem como objetivo disseminar informaes quanto importncia da preveno. A mobilizao um chamado aos parceiros para falar sobre o tema. conscientizar o maior nmero de pessoas sobre a importncia da higiene pessoal, lavagem frequente das mos, utilizar leno de papel descartvel ao espirrar para no disseminar o vrus em outros ambientes. J nos reunimos com comerciantes e membros da Associao Comercial de Divinpolis e vamos dar sequncia a esse trabalho, sempre utilizando uma linguagem de fcil entendimento destaca.Divinpolis est preparada para o enfrentamento da H1N1. Temos acompanhado todo o cenrio para que em caso de mudana ns possamos agir no momento necessrio completa o tcnico. Na tarde de hoje, os profissionais visitaro uma instituio religiosa e a sede da 12 Superintendncia Regional de Ensino para traar estratgias de preveno nas escolas da cidade. Foram notificados 32 casos da doena na macrorregio de sade que abrange 55 municpios. Destes, 27 foram confirmados, com oito bitos. Em Divinpolis, duas pessoas morreram. Nesta quarta-feira, de 8h s 9h30, o grupo realizar panfletagem na Escola Estadual Dona Antnia Valadares. Em seguida, de 10h as 11 h tem reunio com os representantes de instituies de ensino superior e tcnico na sede do Senac, Avenida 21 de abril 360, 3 andar, Centro. De l, a equipe segue para um encontro com os membros da Aliana Municipal Esprita de Divinpolis (AME), localizada rua Mestre Pedro da Silva 31, Esplanada.