12 AGO 2013
Prefeitura e UFSJ parcerizam em projeto no Centro Municipal de Convivência do Idoso
A Universidade Federal de So Joo del-Rei, Campus Dona Lindu, por meio da professora do curso de Medicina e fisioterapeuta Laila Cristina Moreira Damzio, iniciou, na ltima semana, um importante projeto no Centro Municipal de Convivncia do Idoso. Em parceria com a Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), a professora desenvolve, com 45 usurios do Centro de Convivncia, um projeto que promove atividades que visam melhorar o equilbrio e a coordenao motora de idosos, por meio de exerccios especficos para este tipo de alterao. De acordo com a professora do curso de medicina da UFSJ, Laila Damzio, alunos do 3, 4 e 5 perodos de medicina da Universidade ajudam e monitoram as atividades desenvolvidas no projeto, como alongamentos, fortalecimento, exerccios que exijam equilbrio e postura de equilbrio do idoso. O projeto desenvolve, tanto os alunos, na convivncia e no cuidado com a pessoa idosa, quanto o prprio idoso. um trabalho mais individual, que vem melhorar as alteraes posturais, problemas na coluna, sistema cardiovascular. Alm de trabalhar o corao, pulmo e os msculos, ele tambm trabalha os neurnios, as conexes nervosas, evitando e prevenindo o Alzheimer, a demncia e at ajudando no reaprendizado do movimento. Esperamos, assim, colaborar para diminuir o ndice de quedas nestes idosos, acometimento que pode matar ou causar uma limitao funcional, alertou. O projeto de iniciao cientfica tem durao de um ano, incluindo os quatro meses de atividades com os idosos, perodo em que sero avaliados e monitorados individualmente, e ainda dois meses para anlise do trabalho e seis meses para produo e apresentao de resultados. Segundo a responsvel pelo Centro Municipal de Convivncia do Idoso, a fisioterapeuta e gerontloga Maria Aparecida de Faria, o projeto vem somar foras na poltica pblica de ateno bsica ao idoso. O projeto um avano, mesmo no fazendo parte das atividades de forma continuada. Ele vem colaborar para a ampliao nas formas de atendimento pessoa com mais de 60 anos, salientou. Atualmente, 45 alunos de 60 a 80 anos participam do projeto. As atividades ocorrem na sala de exerccio aerbico do Centro de Convivncia do Idoso, que fica no Sest/Senat (Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte - Capit), localizado na Rua Martin Cyprien, n 1.100, bairro Bela Vista, em Divinpolis. O telefone para a imprensa obter mais informaes o (37)3222-5812 ou diretamente com a professora Laila, atravs dos telefones (37)8833-0818 e (32)9962-1296.