09 AGO 2013
Prefeitura reúne setores para discutir crise no HSJD
Em decorrncia da crise no Hospital So Joo de Deus/Fundao Geraldo Correa, agravada pelo movimento grevista de seus funcionrios, o prefeito Vladimir Azevedo, nesta quinta-feira (08/8), dedicou a maior parte de sua agenda questo, com seguidas reunies no objetivo de garantir aos muncipes a assistncia sade, tendo em vista ser esta entidade a nica credenciada em Divinpolis a atender pelo Sistema nico de Sade (SUS) e prestar servios filantrpicos. Ainda no perodo da manh, o prefeito Vladimir Azevedo reuniu-se com tcnicos da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) para discutir plano de aes do municpio. Com a mesma finalidade, no incio da tarde, encontrou-se com representantes do Ministrio Pblico e da Superintendncia Regional de Sade. Na seqncia, houve tambm outra sesso. Desta vez, com integrantes do Conselho Gestor do HSJD para discutir de aes compartilhadas. Na interpretao do prefeito Vladimir, sendo o Hospital So Joo de Deus o maior prestador de sade do municpio, referncia regional e em muitos casos de procedimentos exclusivos, o momento existe um esforo conjunto dos entes federados e da sociedade, no objetivo de evitar que a completa paralisao do HSJD possa estabelecer o caos em toda a rede pblica. No que cabe ao municpio, Vladimir Azevedo destaca que a Prefeitura est rigorosamente em dia com todos os pagamentos do contrato de prestao de servios, o que no impede seu esforo pessoal e de todo o governo municipal na articulao de uma alternativa que garanta a viabilidade do hospital. Respeito e entendo o movimento grevista dos funcionrios e a preocupao do Corpo Clnico. No entanto, como gestor do Municpio, cumpre-me a misso de garantir a assistncia sade dos muncipes. Neste objetivo, tenho o dever de provocar o Estado, a Unio, Ministrio Pblico, Cmara Municipal, sociedade e at o Judicirio, tendo em vista que o SUS uma obrigao tripartite e o acesso sade direito do cidado, destacou o prefeito. Nesta sexta-feira (09/08), o prefeito desdobrar outras agendas sobre o tema.