29 MAI 2023
Semusa destaca Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, ontem (28/5), foi comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A data foi criada como forma de mostrar que a saúde da mulher importa e como é importante que as mulheres pratiquem o autocuidado, se informem sobre sua saúde e procurem orientações quando necessário. Sendo assim, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) vão realizar diversas ações nas próximas semanas, referente ao tema, para conscientizar a população.

A luta pela saúde da mulher

A mortalidade materna é um importante indicador de qualidade da saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas podem ser consideradas evitáveis. O atraso na chegada ao serviço de saúde e no tratamento adequado, está entre as principais causas das altas taxas de mortalidade materna ainda presentes na maior parte dos estados brasileiros.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), embora tenha registrado avanços, os indicadores ainda estão relativamente elevados no Brasil, onde a mortalidade na infância está concentrada no período neonatal, permanecendo o desafio de oferecer melhores serviços de saúde primária e especializada, pois a maior parte desses óbitos ocorre em função de eventos sensíveis à melhoria do sistema de saúde na assistência pré-natal e na atenção ao recém-nascido.

A atenção de qualidade e no tempo adequado ao pré-natal e ao puerpério garante o bem-estar materno e fetal. Para isso, as equipes de saúde da Atenção Primária (APS) devem acolher a mulher desde o início da gravidez (o mais precocemente possível, no início ou até antes da gestação); reconhecer, acompanhar e tratar as principais causas de morbimortalidade materna e fetal e estar disponíveis quando ocorrerem intercorrências durante a gestação e o puerpério.

De acordo com a presidente do Comitê Municipal de Prevenção de Óbito Materno, Infantil e Fetal de Divinópolis, Vilânia Cristina, o principal objetivo dessas datas comemorativas é chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres. “Há várias questões referentes à saúde da mulher, como: câncer de mama e colo uterino, endometriose, infecção urinária, fibromialgia, depressão e obesidade. É importante reforçar também que a implementação das ações de planejamento sexual e reprodutivo, como oferta de métodos contraceptivos e educação sexual, são essenciais para a promoção de saúde da mulher e na prevenção e redução da morte materna”, destacou.

A Semusa ressalta ainda que a mobilização, tanto dentro como além das comunidades, é essencial para resistir aos retrocessos e avançar na luta pela justiça para todos, para assim, garantir os direitos humanos e, particularmente, os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, que continuam a ser sistematicamente violados em todo o mundo.