08 AGO 2013
Prefeitura e UFSJ celebram convênio para estágios no setor de saúde de Divinópolis
O prefeito Vladimir de Azevedo, assinou nesta quinta-feira, (08/08), convnio com a Universidade Federal de So Joo del-Rei, Campus Dona Lindu, que propicia estgios nas unidades de sade do municpio aos alunos da USFJ para capacitao tcnica e profissional. Esta iniciativa vista com bons olhos pelos profissionais de sade, uma vez que reforam o atendimento junto comunidade que contar com o suporte de estagirios do curso de medicina entre outras reas. Por determinao do prefeito Vladimir estamos buscando um novo modelo de ateno sade de Divinpolis. Encontramos na UFSJ uma importante parceira e vemos com muito bom grado a vinda dos estagirios de medicina, e demais cursos, no nosso sistema de sade. Eles daro suporte ao Programa Sade da Famlia e a nossa ateno bsica, explicou Drcio Abud Lemos secretrio municipal de sade. O convnio assinado no gabinete do prefeito tem durao de cinco anos e prev que os estagirios cumpram 30 horas semanais de estgio, de segunda a sexta-feira, nas unidades de sade a serem definidas pela Prefeitura. Esta iniciativa passa a ser muito mais importante porque o investimento da populao no ensino retorna para a sociedade de forma direta quando os estagirios, de posse de todo o conhecimento adquirido na universidade, e que pago pelo dinheiro pblico, o reverte em aes que beneficiam toda a comunidade, destacou pr-reitor adjunto de ensino da UFSJ, Mrcio Falco Santos Barroso. De acordo com Heloiza Renn, vice-reitora do campus Dona Lindu, a UFSJ veio para a regio Centro-Oeste para poder contribuir com o ensino e a ateno sade. Essa parceria importante para que nossos alunos sejam formados dentro da realidade servio de sade visando atender as necessidades da populao. Sem o apoio da Prefeitura no teramos como fazer esse atendimento, explicou Renn. O municpio de Divinpolis soma mais uma importante parceria com a Universidade Federal de So Joo del-Rei em que ganha a universidade, ganha o poder pblico e, acima de tudo, os usurios do nosso sistema de sade. A universidade ir formar sua primeira turma, o que vale dizer que contaremos com estagirios de boa formao que reforaro a nossa rede, principalmente a ateno primria. Assim, reafirmamos o compromisso de sempre firmar boas parcerias que ampliem as aes na sade, defendeu Vladimir Azevedo. Entre as autoridades que participaram da cerimnia de assinatura do convnio estavam o presidente da Cmara de Vereadores, Rodson Kristnamurti, o presidente do Conselho Municipal de Sade, Ronaldo Maurcio do Carmo, o diretor executivo do CISVI, Marco Aurlio de Oliveira, e Dirlene Maria Soares, Superintendente Adjunta da Regional de Sade.