08 AGO 2013
Tecnologia: Escolas municipais terão boletim e dados escolares na Internet
Em breve, os pais dos alunos da rede municipal de ensino acompanharo a vida escolar dos filhos pela internet. o que prev o projeto de informatizao do sistema de educao coordenado pela Secretaria de Administrao, Oramento e Informao. Depois de interligar todas as escolas com a implantao de um software de gerenciamento de informaes, os educadores so qualificados para operar o novo sistema. Um trabalho que j ocorreu em 20% das 61 instituies de ensino do municpio. Boletim de notas, frequncia escolar, matrcula e histrico do aluno so alguns dados a serem disponibilizados ao pblico aps a concluso do projeto. Com o devido cadastro, pais e estudantes, tero acesso ao sistema de educao pelo site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br). O cruzamento de dados de toda a rede municipal de ensino j acontece internamente na Secretaria Municipal de Educao. O levantamento contribui sistematicamente para o planejamento de todo o trabalho da pasta, desde o levantamento de alunos at a necessidade de abertura de vagas. Com o sucesso do sistema, a iniciativa agora levar todo o contedo para a internet, possibilitando que a comunidade escolar acompanhe o dia a dia da sua escola. Ns j fizemos a transio do software da educao, que antigamente era para desktop, para a web. Aps a essa converso, os pais podero acompanhar de casa todo o rendimento do aluno dentro da sala de aula. Com usurio, login e senha, ele ir se conectar em nosso site para acessar o sistema. um grande avano, e que ocorre em poucas cidades da nossa regio destaca diretor de Tecnologia e Informao, Rodrigo Luiz Comitante Leo. A novidade ser implantada at o final do ano, prazo para que todo o corpo administrativo das escolas municipais seja capacitado e concludo o processo de abastecimento de informaes do sistema. Essa transio possibilitou melhorias no sistema que j era usado pela Secretaria de Educao. Recebemos sugestes e conseguimos agrupar informaes importantes, como o cadastro completo do aluno, com endereo e turma. Essas informaes sobre a vida escolar podero ser acessadas individualmente, de qualquer computador, e com total segurana completa Comitante. As escolas tero prazo, que ser estabelecido, para se adequarem ao novo sistema. A expectativa de que at meados deste semestre, as escolas que receberam o treinamento dos tcnicos, j estejam na internet.