26 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Flex Engenharia vence “Compete Minas” e aplicará recursos em inovação tecnológica
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que a empresa divinopolitana, Flex Engenharia, foi agraciada com a seleção no programa Compete Minas, como primeira colocada do Estado de Minas Gerais. A Semdes teve papel fundamental por apresentar o edital a empresa e indicar as possibilidades.

O Compete Minas é de organização da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O programa que busca impulsionar os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada.

Na linha que a empresa divinopolitana foi comtemplada, o programa disponibilizou um total de R$ 50 milhões para que empresas, cooperativas e startups desenvolvam projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições. A Flex ganhou financiamento no valor de R$ 820 mil para ser empregado em inovação na empresa.

A Flex atua há 20 anos no mercado de economia verde, com projeto e produtos voltados ao meio ambiente e energia renovável e é pioneira no mercado fotovoltaico no Brasil. E sempre com a filosofia de inovação, a empresa já trouxe várias soluções inéditas aos seus projetos. De forma disruptiva desenvolveu o “Seguidor Solar Inteligente-SSI” para pequenas usinas e, através de contato pela Semdes, participou da chamada de inovação da Fapemig para aprimoramento deste projeto.

Fabiano Gontijo, sócio fundador da Flex, se diz ansioso para embarcar nessa jornada de aprimoramento e crescimento, e fala sobre o projeto comtemplado. “Se trata de um sistema inovador, que rastreia a luz solar e movimenta os módulos fotovoltaicos de acordo a inclinação dos raios solares garantindo maior aproveitamento do volume de energia gerada ao longo dia. Abrange o desenvolvimento de um equipamento e uma aplicação digital, que juntos oferecerão maior eficiência na geração de energia fotovoltaica e impactarão de forma disruptiva o setor de microgeração distribuída. Desta forma, evidencia a alta rentabilidade do projeto, e demonstra que promoverá a democratização ao acesso desta tecnologia aos pequenos geradores e altos ganhos socioambientais”, explicou.

Heloísa Colares, coordenadora de Inovação da Semdes, ficou muito feliz pela conquista da empresa e destacou o apoio da secretaria. “A Semdes se mantém no firme objetivo de promover e incentivar a inovação e solução de problemas da população, estando sempre aberta a receber as demandas de empresas e startups, buscando soluções, incentivos e subvenções econômicas para estas”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo, parabenizou a empresa e também comentou o tema. “É muito importante para nós apoiarmos programas como o Compete Minas, que está em busca de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, por meio da criação e apoio financeiro, através da concessão de recursos de subvenção para as empresas de base tecnológica. O Compete Minas oferecerá melhores condições para que os empreendimentos mineiros se desenvolvam e, consequentemente, contribuam para gerar oportunidade de emprego e renda”, finalizou.