08 AGO 2013
Confraternização marca entrega do Cmei do Lagoa dos Mandarins
Foi com muita festa que moradores da regio nordeste do municpio participaram, na manh desta quinta-feira (08/08), da abertura simblica do Cmei Miguel Rodrigues Filho, no bairro Lagoa dos Mandarins. O prefeito de Divinpolis, Vladimir Azevedo, diretoria e funcionrios do educandrio, receberam dezenas de crianas e pais, alm de lideranas comunitrias, para uma manh de confraternizao. Um dia de boas vindas, com apresentaes artsticas, promovidas por alunos, professores e pela dupla de palhaos Pimpo e Fumaa, marcou a entrega da unidade de educao infantil. Uma homenagem tambm foi feita aos familiares de Miguel Rodrigues Filho, personagem que d nome ao Cmei. Somando investimentos de R$ 1.573.665,43, o Cmei possui capacidade de receber at 250 crianas, e atender famlias de diversos bairros, como Icara, Lagoa dos Mandarins, So Caetano, Primavera e Jardim Candids. O terreno, cedido e terraplenado pela Prefeitura de Divinpolis, possui quase 7,5 mil metros quadrados e rea construda de 1,2 mil metros quadrados. O Fundo Nacional da Educao (FNDE) prev, ainda, investimentos de R$ 180 mil, que sero destinados aquisio de mobilirio para este Centro de Educao Infantil, segundo informa o secretrio adjunto de Educao, Joo Renato de Sousa Cintra. A partir da abertura do processo licitatrio, previsto ainda para este ms, em at 90 dias o Cmei receber novo mobilirio, projetou. A partir de segunda-feira (12/08), o Cmei do bairro Lagoa dos Mandarins atender, neste primeiro momento, 36 alunos em trs turmas, nmero que ser ampliado com os novos cadastramentos escolares e reordenamento da demanda para o prximo ano. Este o segundo Centro de Educao Infantil neste padro construdo no municpio, que j possui o Cmei do bairro Danilo Passos em pleno funcionamento. Outras quatro unidades sero entregues at o prximo ano: os Cmeis dos bairros Antnio Fonseca e Jardim Candids, que j contam, respectivamente, com 60% e 50% das obras concludas, e os Cmeis do bairro So Roque e de Santo Antnio dos Campos (Ermida), com 30% e 20% de obras concludas, respectivamente. Somados, os seis Cmeis tm capacidade de atender cerca de 1,5 mil crianas. De acordo com o prefeito de Divinpolis, Vladimir Azevedo, a educao do municpio avana ainda mais com a construo do Cmei. com muita alegria que entregamos para a comunidade da regio nordeste de Divinpolis esta unidade de educao infantil ultramoderna, de padro internacional, que nos proporciona darmos educao de qualidade a nossas crianas, disse. J estamos batendo meta de 2016 em termos de incluso de educao infantil de Divinpolis. Com qualidade, ns avanamos na poltica de novas escolas, com padro pedaggico muito elevado, com nossos educadores tendo, tambm, boas condies de trabalho e, hoje, estamos mais felizes com a inaugurao deste Cmei, declarou. Segundo a secretria municipal de Educao, Eliana Canado, os ganhos com a construo do Cmei ultrapassam a questo educacional. uma data de importncia vital. um compromisso desta administrao fazer a diferena na educao de Divinpolis: atender a todas as crianas, e atender bem, com dignidade, espao, segurana e conforto, tanto para as crianas, quanto para os profissionais, disse. um resgate e uma valorizao social e financeira para a regio. Um prdio deste, alm de mudar a educao infantil, valoriza muito os imveis de quem mora na regio. Ns estamos muito felizes e emocionados de poder entregar este prdio comunidade, e vamos fazer o mesmo com outros quatro, que j esto em construo, alm de outros dois, que estamos acordando com o Ministrio da Educao, adiantou. Para a coordenadora do Cmei Miguel Rodrigues Filho, Iara Melo, a educao e a comunidade j colhem os frutos da construo do centro de ensino infantil. um ganho muito importante. Depois desta conquista, outras vieram para a regio, como, por exemplo, a unidade de sade local. Isto porque as pessoas acreditam mais no bairro. E, agora, com as melhorias no espao fsico com o Cmei, as crianas, hoje 36, mas que em breve sero cerca de 250, tero melhor espao fsico para se desenvolver, comemorou. A comunidade da regio nordeste tambm comemorou a entrega da obra. Acho importante uma obra como esta, porque tem muita mulher que trabalha fora e no tem onde deixar as crianas. Agora, elas, assim como eu, no vo ter de pegar nibus pra um lugar longe para deixar os filhos, pois o Cmei fica bem mais localizado pra atender a gente, salientou Elisabete Maria Enes, moradora do bairro Lagoa dos Mandarins. O presidente da Associao do Lagoa dos Mandarins, Cleber Bugl, partilha da mesma opinio da moradora. uma obra importantssima para nossas crianas do Lagoa dos Mandarins, como tambm para as crianas da regio, como So Caetano e Eldorado. Uma obra muito importante para o crescimento do nosso bairro. O Cmei uma unidade de educao que busca favorecer o desenvolvimento integral da criana de at cinco anos, vivenciando processos educativos atravs de um trabalho pedaggico que garanta um atendimento de melhor qualidade. Propicia ainda a ampliao das possibilidades de as crianas entenderem e atuarem no mundo. No Centro de Educao Infantil, os alunos participam de atividades de lazer, ldicas, motoras, cognitivas, alm das atividades regulares. As crianas recebem, ainda, trs refeies por dia, e a merenda preparada conforme prev o Programa Nacional de Alimentao Escolar (Pnae).