07 AGO 2013
Saúde divulga boletim de atendimentos da UPA Central
A Secretaria Municipal de Sade divulgou boletim com os nmeros de atendimentos mdicos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Central) Pronto Socorro Regional. Os dados so do ms julho, de 1 a 31. Durante o perodo de referncia, foram registrados 9.105 atendimentos na unidade de sade, com a mdia de 303 por dia. Do total, 8.397, o equivalente a 92% dos usurios declararam residncia em Divinpolis e 708 afirmaram morar em outro municpio. A maior procura foi pela clnica mdica, com 4.277 atendimentos, seguido da pediatria (1.344), cirurgia (1.059) e ortopedia (1.501). O levantamento apresentado aponta ainda o nmero de pessoas internadas na UPA neste perodo. Dos 9.105 atendimentos, apenas 855 usurios receberam indicao de internao na unidade, o que representa 9,32% do total de atendimentos registrados em julho. Nos casos de internao, a clnica mdica atendeu 543 casos, seguido pela pediatria (72), cirurgia (73), ortopedia (73), neurologia (93) e psiquiatria com um caso apenas. A UPA Central registrou alta de 60,2% do nmero de seus pacientes internados e 22,4% foram encaminhados para internao no So Joo de Deus, o que representa 130 pacientes transferidos para o hospital. Outros encaminhamentos corresponderam a 17,4%. Em entrevista, a diretora de Ateno Urgncia e Emergncia, Cristiane Silva Joaquim, explicou como realizada a triagem e classificao dos pacientes por meio do Protocolo de Manchester. Aos doentes com patologias mais graves, no qual necessrio atendimento imediato, atribuda a cor vermelha. J os casos de emergncia recebem a cor laranja com um tempo recomendado de dez minutos. Os casos urgentes de tempo recomendado de 60 minutos recebem a cor amarela e os doentes que recebem cor verde e azul so casos de menor gravidade, que podem e devem ser atendidos nas unidades de ateno primria, principalmente pelo vnculo que deve ser criado entre estes usurios e as unidades de ateno sade (PSFs e Centro de Sade), ressalta a diretora. Para a profissional de sade, a anlise dos nmeros importante para o planejamento das aes. A UPA Central direcionada exclusivamente ao atendimento de casos de urgncia e emergncia. Os casos classificados como verdes e azuis so pouco urgentes e no entram como prioridade, o que promove a demora excessiva no atendimento destes usurios na UPA. muito importante esse diagnstico dos atendimentos para nos ajudar a planejar nossas aes de trabalho com mais qualidade, pontua Cristiane. Os dados tambm apontam o tempo de permanncia dos usurios na unidade. Cerca de 60% dos pacientes internados permaneceram no local por at 48 horas. Outros 30%, entre 72 a 168 horas e 10% dos pacientes ficaram internados acima de oito dias. "Isso demonstra a falta de retaguarda hospitalar ao que se refere ao nmero de leitos disponveis. Com isso, a Upa Central se torna descaracterizada em seus atendimentos e acaba por tratar pacientes internados na prpria instituio. Lembramos que as Upas so destinadas a atendimentos de urgncia/emergncia e de observao de at, no mximo, 24 horas, perodo mximo que os pacientes com indicao de internao aguardam at transferncia para a unidade hospitalar, explica Cristiane. Considerando o perfil da unidade, a taxa de bito de 2,1% considerada aceitvel pela Organizao Mundial de Sade.