19 MAI 2023
SAÚDE
Semusa e Semad apresentam nova plataforma digital de gestão dos serviços de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), realizou ontem (18/5) um evento com representantes dos municípios da região para a apresentação da nova plataforma digital de gestão dos serviços de saúde, o Sistema Vivver.

O evento contou com a participação do Superintendente Regional de Saúde da Região Oeste, Júlio Barata, e sua equipe, representando a Secretaria de Estado de Saúde no evento; do secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo e o secretário de Administração, Thiago Nunes que, juntos, fizeram a abertura do evento. As autoridades afirmaram da importância da nova plataforma para a organização e gestão do serviço de saúde no município, como salto tecnológico para toda a região, propiciando segurança nos trâmites de reduzir cada vez mais o uso do papel.

O secretário de Administração, Thiago Nunes, iniciou a apresentação explicando sobre a modernização e o avanço tecnológico da Prefeitura de Divinópolis. Ele mencionou a transformação digital do sistema de saúde, a qual trará grandes benefícios para melhorar a qualidade de vida tanto do servidor, quanto do paciente. Finalizou sua fala afirmando que o município está investindo na tecnologia para melhorar a qualidade do trabalho e do atendimento.

O diretor de Regulação em Saúde, Rafael Otaviano da Silva, deu continuidade ao evento explicando a maneira pela qual se realizam os processos de trabalho junto à regulação na sua macro e micro região. Após a apresentação, a representante técnica da coordenação de Regulação da Superintendência Regional de Saúde, Mônica Apocalypse, apresentou informações acerca de instrumentos como a Programação Pactuada Integrada (PPI), que resulta em fluxos e pactuações regrados na Macrorregião Oeste.

O gerente de operações do Sistema Vivver, Alexandre Gomes, esclareceu o funcionamento do programa e seus benefícios para a organização da saúde pública. O Vivver Saúde Pública é uma ferramenta que promove o gerenciamento das ações de saúde e tem como objetivo monitorar o atendimento e a história clínica dos cidadãos, desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos, retornos dentre outros serviços.

Após as apresentações, a plateia foi convidada para uma mesa redonda, a fim de esclarecer as dúvidas referentes ao funcionamento do Vivver. O novo sistema será instaurado em breve e os profissionais da saúde terão um treinamento para conhecerem a plataforma.

A coordenadora de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Izabella Rocha, explicou os benefícios do novo sistema. “A iniciativa do município de Divinópolis de informatizar todo o processo de regulação do acesso da média e alta complexidade na macrorregião oeste traz agilidade no agendamento de exames e consultas especializadas aos municípios referenciados. Além disso, possibilita uma redução de custos financeiros e diminui a probabilidade de desvio de documentos físicos. Ao final, o maior beneficiado é o paciente, que tem o seu acesso garantido em um tempo reduzido”, afirmou.

O diretor de Regulações em Saúde, Rafael Otaviano, comentou sobre o que almeja ser alcançado pelo Sistema Vivver. “O objetivo desta ação é sistematizar o fluxo de documentos entre Divinópolis e os municípios da região. E esse evento tem como iniciativa apresentar essa estratégia para eles, com o intuito de implementar essa metodologia a partir de agora”, salientou.

O gerente de operações do Sistema Vivver, Alexandre Gomes, comunicou mais detalhes sobre o projeto. “A plataforma Viver traz uma proposta de integrar todos subsetores da Secretaria de Saúde, agilizando a comunicação entre setores e troca de informações. Ela trará mais facilidade para todos pacientes com marcação e realização de exames, já que os atendentes terão um acesso facilitado aos históricos dos cadastrados”, disse.

Júlio Barata, superintendente regional de Saúde da Macro Região Oeste, ressalta o grande passo dado pelo projeto. “O Sistema Vivver é um sistema pioneiro feito por Divinópolis, que será um grande salto para o município. A informatização também é um dos nossos principais focos, pois essa modernização facilitará a realização de análises e relatórios. Esse projeto nos dá a possibilidade de acompanhamento e gerenciamento eletrônico bem mais imediato, e que deve ser o caminho para toda cidade”, declarou.

Alan Rodrigo, secretário Municipal de Saúde, destacou a importância deste programa para a região Centro-Oeste. “A estratégia digital proposta, trará como um dos principais benefícios a redução do fluxo de papel que entre os municípios da região, além de, propiciar um acompanhamento em tempo real de todo processo regulatório de cada requisição de exames e cirurgias dos pacientes de outros municípios”, realçou.