17 MAI 2023
Prefeitura nomeia comissão para acompanhar transição de Vila Vicentina
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa que foi publicado ontem (16/5), no Diário Oficial dos Municípios, o decreto nº 15.640/23, que institui e nomeia membros integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento da Transição de Gestão da Instituição de Longa Permanência para Idosos Obras Assistenciais São Vicente de Paulo – Vila Vicentina.

A comissão foi formada diante da manifestação, por parte da atual administração da Vila Vicentina, de que não possui mais condições de manter as atividades e funcionamento do local, diante de dificuldades operacionais.

Diante do relevante interesse social deste equipamento social, para toda a comunidade divinopolitana, sobretudo, em relação à institucionalização de idosos em condições socioeconômicas menos favoráveis, é de fundamental interesse da Prefeitura de Divinópolis, a sua continuidade.

A Comissão, formada pelo referido decreto, terá por finalidade o acompanhamento das atividades da instituição, mediante coleta de informações, documentos e prescrições necessárias à manutenção do funcionamento da ILPI.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, informou que, a atual direção da Vila Vicentina solicitou uma reunião com representantes do Executivo Municipal, avisando que estaria “entregando” a administração do local, justificando que não teria mais condições de manter e que esta seria uma decisão tomada com a ciência dos interventores a nível regional e nacional da instituição.

“A Prefeitura de Divinópolis tem acompanhado de perto a Vila Vicentina, nesta atual gestão. Diante da manifestação da direção da Vila Vicentina e com a formação da comissão, serão levantados todos os dados para identificar as condições da Vila. Vamos agora olhar qual a real situação da entidade, em termos econômicos, assistenciais, médicos, e a situação de todos os idosos. Para vermos qual a melhor condução a ser tomada pela Prefeitura para poder, não deixar de forma alguma, que a Vila Vicentina acabe. Este é um local que é grande patrimônio do município, última moradia do Padre Libério”, salientou a vice-prefeita.

Após a publicação da instituição da comissão no Diário Oficial, será marcada a primeira reunião e todos os acompanhamentos serão feitos pela vice-prefeita Janete Aparecida. A previsão é de que esta reunião aconteça na próxima semana. Posteriormente, dentro de 90 dias, serão feitos todos os levantamentos econômicos, assistenciais, médicos, e a situação de todos os idosos, podendo esse prazo ser prorrogado.

A Prefeitura ressalta que é importante que toda a sociedade continue apoiando e ajudando a Vila Vicentina com doações e financeiramente, ainda na atual gestão, para que ela consiga manter o cuidado com os idosos.