15 MAI 2023
Novo bispo da Diocese chega em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis informa que nesta quarta-feira (17/5), o novo bispo da Diocese de Divinópolis fará uma coletiva de imprensa, às 15h, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na rua Mato Grosso, n° 500.

O 6º bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva, nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de abril, fará um encontro com os padres, imprensa e fiéis da Diocese da cidade. Após a coletiva de imprensa, às 19h, será realizada a missa na Catedral Diocesana por ocasião dos 64 anos de instalação da Diocese de Divinópolis.

No dia 17 de junho acontecerá a Celebração Eucarística, às 10h, na Catedral do Divino Espírito Santo, para a posse canônica. Todos são convidados a participar!

Dom Geovane Luís da Silva

Bispo recém-nomeado para a Diocese de Divinópolis, dom Geovane nasceu em Barbacena, no dia 21 de junho de 1971. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana e foi ordenado Diácono (1996), é pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi formador, diretor espiritual e professor no Seminário de Mariana. Integrou a Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana (1999-2016); esteve à frente do Museu (1999-2003) e da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (2008-2016).  Trabalhou nos Processos de Beatificação dos Veneráveis Dom Viçoso, Isabel Cristina e do Servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida.

Coordenou a Catequese na Região Mariana Norte (2002-2003). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (2011-2017). Assessorou a Pastoral Litúrgica, na Região Mariana Norte (1998-2001) e Sul (2011-2013). Exerceu a função de vigário episcopal (2013-2016) e membro do Colégio dos Consultores.

No dia 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi celebrada no dia 25 de março de 2017, em Barbacena.

No dia 5 de abril de 2017, iniciou seu ministério, dedicando-se especialmente à Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb), que abrange parte da Capital Mineira e as cidades de Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima.

Atualmente acompanha o Vicariato Episcopal Para Ação Pastoral, o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. No dia 4 de junho, foi eleito Secretário do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o quadriênio 2019-2023.