11 MAI 2023
Autoridades esclarecem fiscalização em Clínica de Estética alvo de denúncias
A Prefeitura de Divinópolis, primando sempre pela transparência, realizou na manhã de hoje (11/5) uma entrevista coletiva para esclarecer dúvidas da imprensa local sobre atos de fiscalização sanitária em clínica de estética envolvida em morte de paciente.

Fizeram os devidos esclarecimentos: a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; o procurador-geral do município, Leandro Mendes; o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Fernando Henrique e a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos.

Nos últimos três dias, três notas oficiais da Prefeitura já tinham sido divulgadas sobre o tema, hoje, foi uma oportunidade para, mais uma vez, a administração esclarecer os fatos e tirar dúvidas.

As autoridades reiteraram a intensa fiscalização, realizada pelos profissionais da Vigilância Sanitária, na Clínica de Estética Dra Lorena Marcondes Ltda. Somente em 2023, o local foi alvo de três vistorias, as quais são realizadas sem aviso prévio. No entanto, em todas estas vistorias, nenhum risco sanitário foi constatado no local que ensejasse a interdição do mesmo. Na legislação, não existe previsão de interdição por motivo de alvará vencido e em processo de renovação, somente a situação de risco sanitário causaria a interdição do local.

Outro ponto importante que foi destacado pelas autoridades é a total independência dos fiscais na realização de suas atividades. “Qualquer interferência de uma autoridade municipal sobre o trabalho dos fiscais poderia ser considerada improbidade administrativa. Portanto, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária tem total autonomia para agir, conforme a legislação vigente, e de acordo com o que constatam no ato de suas fiscalizações”, salientou o procurador-geral.

A vice-prefeita falou sobre as próximas ações sobre o caso. “Abriremos um Processo Administrativo para apurar a conduta os nossos profissionais e qualquer irregularidade será devidamente punida. No entanto, um fato lamentável como a morte de uma pessoa nos faz também repensar processos e procedimentos. Repensaremos nossos procedimentos internos para averiguar em que podemos melhor e contribuir para que fatos como este não voltem a acontecer”, reforçou.

Janete também pediu o apoio da população. “Nossa equipe de fiscalização não consegue estar em todos os lugares então, neste momento, pedimos também o apoio da população para que nos ajude. Quem tiver conhecimento de alguma prática ilegal, que denuncie. Todas as denúncias são e serão apuradas!”, salientou.

Denúncias relacionadas à competência da Vigilância Sanitária podem ser feitas através do telefone (37) 3229-6822.

Mais informações sobre o tema, em Notas Oficiais de Esclarecimento anteriores:

10 de maio de 2023 - Nota de Esclarecimento – Recomendação do Ministério Público sobre Clínica de Estética

9 de maio de 2023 - Vigilância Sanitária atua firme em funcionamento irregular de clínica de estética

8 de maio de 2023 - Nota de Esclarecimento - Funcionamento irregular de clínica de estética