31 JAN 2023
Bloco Barteria confirmado como atração do Pré-Carnaval do Divino 2023
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), confirma a participação do Bloco Barteria, como uma das atrações para o Pré-Carnaval do Divino 2023.

Idealizado e fundado por Maurício Gonçalves Pinto, muito conhecido como Maurício K-tispero, o bloco foi criado em 11 de fevereiro de 2012, com o intuito e a esperança de resgatar o carnaval de Divinópolis.

Começou o projeto com a intenção de ensinar pessoas interessadas no ritmo, a tocar instrumentos de escola de samba e, enfim, formar um bloco carnavalesco. O grupo tem como missão levar alegria e diversão às pessoas através da música, seja em forma de banda, bloco de rua ou projetos sociais.

O projeto, com mais de 10 anos de história, já se apresentou em diversos eventos, tais como a Divinaexpô, Festa do Peão em Barretos e o Carnaval de Salvador. A iniciativa leva alegria para o povo, sem perder o gingado e essência do samba e com o lema: “Barteria, a alegria que contagia, juntou, sambou”.

Além do bloco, o Barteria possui um estúdio para ensaios de bandas para eventos musicais, uma escolinha e um núcleo para aprendizado dentro da escola Instituto Helena Antipoff, onde são atendidos alunos com síndrome de down, paralisia cerebral, autismo e outros, levando os assistidos ao desenvolvimento cognitivo e aprendizado junto com a sua inclusão social.

Diniz Borges, secretário de Cultura, expõe sua gratidão com a participação do bloco. “Agradecemos ao Bloco Barteria por novamente participar do nosso Pré-Carnaval do Divino. Esperamos uma grande festa com uma linda apresentação dos grupos presentes”, exaltou.

Túlio Fernandes, gerente de Turismo, também agradeceu pela participação do grupo. “As atrações do nosso Pré-Carnaval prometem um ótimo cenário festivo, ficamos felizes com a participação dos grupos tradicionais do município”, finalizou.

Para mais informações sobre o bloco acesse as informações no Instagram @soubarteria.