30 JAN 2023
Semusa realiza café com prosa no ESF Ipiranga
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (30/1), as últimas atividades dentro das programações do Janeiro Branco.

A ação contou com a prática do chi kung, uma modalidade de exercício mente-corpo que pode ser facilmente praticada além de ser benéfica a longo prazo, ministrada pelas agentes comunitárias em saúde (ACS) da unidade do Ipiranga, sendo elas Joice Marcilene, Isabel Araújo, Emanuele Cristina e Gabrielle Cançado. Cabe lembrar que a prática corporal chinesa, acontece todas as segundas-feiras na quadra da Igreja Nossa Senhora da Guia.

Além das atividades de chi kung, foi realizado também o café com prosa junto à população para comemorar o final das atividades do mês, o momento de descontração e auto cuidado incluiu músicas e a terapia do abraço.

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga também oferece às terças-feiras, a roda de conversa com a psicóloga e às quartas-feiras as atividades físicas conduzidas pela fisioterapeuta. Todas na quadra da igreja, sempre às 7h30, aberto para toda população está participar.

O supervisor da Unidade, Alisson Israel Rodrigues, destaca a importância das atividades. “Essas ações são muito importantes porque aproximam população e profissionais da saúde, além de técnicas de autocuidado e promoção da saúde. Essas propostas estão dentro das ações do formato de estratégia saúde da família, ou seja, educar a população sobre a prevenção, substituindo o modelo biomédico implantado na década de 70 no Brasil”, comentou.