30 JAN 2023
SOCIAL
Diretoria de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos lembra Dia da Visibilidade Trans
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), memora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que foi celebrado no dia 29 de janeiro.

A data busca uma discussão, análise e planejamento de ações intersetoriais no campo das políticas públicas para a garantia de direitos de cidadania e promoção da inclusão social deste público. As estatísticas mostram que a transfobia é um problema social relevante e precisa ser combatido.

De acordo como diretor de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicom Marques, existe a necessidade de sensibilização da sociedade para o reconhecimento de que pessoas trans são pessoas e que as identidades de gênero são direitos humanos. “A prática do respeito à diversidade é uma luta que merece o apoio das instituições sociais e dos dispositivos legais para sua efetivação. É neste sentido, que a Diretoria de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos pretende somar-se a outras vozes na luta pela promoção de mudanças comportamentais e estruturais em prol da vida, da diversidade e inclusão”, destacou.

O preconceito historicamente presente na sociedade é reproduzido também no âmbito familiar, educacional e outros espaços de convivência. A evasão escolar é um dos motivos da baixa qualificação para o trabalho e reverbera em formas de exclusão, vulnerabilidade e risco social.

Grande parte da população supracitada, realiza trabalho informal ou autônomo, sem contrato ou garantia legal. Alguns travestis e transexuais se submetem a condições sub-humanas em busca de fontes de renda. No âmbito do trabalho, as pessoas trans enfrentam discriminação nos processos seletivos e redução de oportunidades de trabalho.

Segundo dados do IBGE cerca de 2% da população adulta são pessoas transgênero no Brasil. A pessoa trans é aquela que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído ao nascimento. Em pesquisas recentes, o número crescente de assassinatos de travestis e homossexuais é ressaltado.