26 JAN 2023
Divinópolis anuncia que idade para reforço de covid-19 reduz de 40 para 30 anos
A prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informou que a partir de segunda-feira (30/1) a idade para oferecer o segundo reforço da covid-19 (quarta dose) será reduzida de 40 para 30 anos.

A decisão deve-se à baixa adesão no momento por parte do público-alvo defendido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19 (PNO) e principalmente como forma de conter os desperdícios de doses que são distribuídas em frascos multidoses. Dessa forma, o público de 30 anos com desejo da segunda dose de reforço será considerado, e as doses serão otimizadas sem desperdícios volumosos.

Para receber a segunda dose de reforço (quarta dose), o usuário deve ter o esquema primário completo (D1 e D2), ter tomado a terceira dose e observar o intervalo mínimo de quatro meses depois da terceira dose.

A Prefeitura esclarece que segue as diretrizes do Ministério da Saúde e do PNO. A adequação, já em uso em municípios brasileiros, está impulsionada pelo contexto atual da campanha de vacinação no município e tem como objetivo melhorar o fluxo de trabalho, atender a faixa etária de 30 anos e otimizar o uso do estoque de vacinas.