10 JAN 2023
PREFEITO
Divinópolis receberá Monumento Turístico Portal do Divino
A Prefeitura de Divinópolis, através do Gabinete do Prefeito, informa sobre a adoção de mais um bem público no município, desta vez, através da construção do Monumento Turístico Portal do Divino, na entrada pela avenida JK, no bairro Bom Pastor com MG-050.

A adotante é a empresa Francisco Imóveis, que está no mercado desde 1977 e com uma equipe de quase 100 colaboradores. A adoção do bem foi formalizada com a assinatura do contrato, no dia 4 de janeiro, em reunião no Centro Administrativo que contou com a presença do prefeito Gleidson Azevedo; do empresário Lucas Francisco e do vereador Rodrigo Kaboja.

O empresário Lucas Francisco expressou a sua felicidade em fazer parte desse momento histórico. “É uma honra fazer a adoção desse bem público, ainda mais que é o Divino Espírito Santo. Esse monumento na entrada do município é um grande presente que a Francisco Imóveis está oferecendo à população de Divinópolis. Muito obrigado pela oportunidade e podem sempre contar conosco para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou.

Para o prefeito Gleidson lembrou que Divinópolis sempre mereceu ter entradas a altura da cidade. “Antes do início desta gestão, a cidade nunca teve uma entrada à altura da cidade e agora tem três, uma na Paraná, outra na Autorama e esse grandioso monumento que teremos na avenida JK. Sem falar do portal da rua Pitangui que também ficou espetacular. Fico muito feliz de ter resgatado o amor do divinopolitano pela cidade. Gratidão também a todos os empresários que acreditam na gestão e em especial a Francisco Imóveis pela confiança e parceria”, comemorou.

Desde o início da gestão do prefeito Gleidson Azevedo o programa Adote um Bem Público foi intensificado e, até a presente data, já foram adotados 178 patrimônios públicos. Isso só foi possível devido à grande credibilidade que o Governo Municipal tem perante a toda classe empresarial.

De acordo com o vereador Rodrigo Kaboja, “o programa Adote um Bem Público, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Print Jr, é um dos mais importantes projetos apresentados na Câmara Municipal de Divinópolis, pois incentiva as empresas e as pessoas físicas a ajudarem o poder público a cuidar, revitalizar e construir bens que agregam e trazem mais beleza para o município, e consequentemente proporcionam uma melhor qualidade de vida para toda a população”, destacou.

Monumento Turístico Portal do Divino

O monumento foi projetado e doado no início de 2021 pelo arquiteto Marco Túlio Santos e as obras terão início no dia 6 de fevereiro de 2023. O Portal do Divino representa todas as evoluções que a cidade vem passando desde a sua fundação.

- A pomba, em seus traços sinuosos, remete ao Rio Itapecerica e sua verticalização no concreto armado representa a construção civil. Seu formato em curvas lineares, além de caracterizar a língua do fogo do Divino Espírito Santo, corresponde também às labaredas dos altos fornos das siderúrgicas.

- O desenho da agulha em seu eixo fixada na base faz menção a passarela da moda e as costureiras devido à forte presença na tecelagem, evidencia-se o vestuário pois, Divinópolis é conhecida como referência do polo da moda.

- Os sete cabos, em formato de asas, simbolizam os sete dons do Espírito Santo e estão conectados a uma base sólida que remete a engrenagem das oficinas.

- Enfim, surge a pomba emergindo dessa terra, ressurge o progresso e aponta para o céu clamando ao seu criador: “Do céu foi quem veio o teu nome, cidade Divina”.

Adote um Bem Público

A empresa interessada em adotar um bem público, deve protocolar uma Carta de Intenção na Secretaria Municipal de Governo (Segov), seguido de um projeto básico com as obras e/ou serviços que serão realizados no local.

A Segov fica no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, avenida Paraná nº 2601 no bairro São José, 5º andar, sala 508. Dúvidas podem no (37) 3229-8111.