06 JAN 2023
Cultura celebra o Dia de Santos Reis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), celebra o Dia de Santos Reis, comemorado hoje (6/1). Conforme a tradição cristã, a data é lembrada pela visita dos Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar à Jesus, recém-nascido.

Na data comemorativa, as festividades de Reis, compostas por músicos que tocam instrumentos, majoritariamente, confeccionados de maneira caseira e artesanal, se organizam sob a liderança do Mestre da Folia. Seguindo a bandeira, os integrantes cumprem rituais tradicionais de grande beleza e riqueza cultural. Canções religiosas são entoadas animando as festas regadas a fartas mesas de almoço ou jantar.

A Semc, em parceria com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), realizará neste domingo (8/1), às 13h30, no Santuário de Santo Antônio, a Missa de Santos Reis, celebrada por frei Leonardo.

Estão confirmadas na celebração da missa as folias de Reis Estrela de Belém, Nossa Senhora do Rosário, Estrela D'alva, São Gonçalo do Pará e Folia de Reis de Amadeu Lacerda. Após a celebração, os grupos se apresentarão na Praça do Santuário.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, mencionou a importância da homenagem. “A celebração do Dia de Reis é de uma riquíssima preservação da Cultura Popular. Faz parte, inclusive, da história de nossa cidade. É nosso dever manter e apoiar essa celebração”, contou.

De acordo com a tradição, as folias saem na noite do dia 25 de dezembro e, até o dia 6 de janeiro, percorrem comunidades rurais, distritos e bairros de Divinópolis e de outras cidades, cantando e pedindo doações para a realização da festa de Santos Reis.