29 DEZ 2022
PREFEITO
Prefeitura divulga decisão de manter congelada a tarifa de transporte público em 2023
Após receber o ofício do Comutran, com os dados da planilha aprovada com valor de R$4,51 para tarifa do transporte público, cabia ao chefe do Executivo, Prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, decidir sobre o reajuste ou congelamento da tarifa.

E, hoje, 29/12, a Prefeitura de Divinópolis anuncia que não haverá reajuste no valor das passagens de transporte público para 2023. O preço da tarifa permanece R$ 4,15 em dinheiro e, no cartão, R$3,65. Ressaltando que o preço da tarifa na cidade está congelado neste valor desde janeiro de 2020.

A resposta da decisão foi formalizada por documento, através do Gabinete do Prefeito, destinada à Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SETTRANS).

“Devemos lembrar que o transporte público é um serviço que possui caráter essencial, ou seja, deve servir à toda população e, na atual conjuntura econômica, elevar o valor da tarifa significa inviabilizar a utilização do serviço por dezenas de milhares de usuários, que são pessoas de baixa renda”, destaca o Prefeito de Divinópolis, e ainda completou: “ Se compararmos o valor sugerido pelo COMUTRAN no final do ano de 2021, que foi de R$6,09 e o valor sugerido agora, em dezembro de 2022, de R$4,51, podemos verificar que existe um conjunto de fatores e situações fazendo com que o preço da tarifa de transporte público decresça e o município está contribuindo para isso, ao subsidiar o transporte público.”

Por fim, o Prefeito Gleidson decidiu pela não concessão de reajuste e por manter o congelamento do valor da tarifa de transporte público municipal.