28 DEZ 2022
Prefeitura apresenta projeto da “Rodovia dos Batistas”

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Governo (SEGOV) e da Secretaria Municipal de Fiscalização e Obras Públicas (SEMFOP), realizou ontem (27/12), reunião para apresentação do projeto da “Rodovia dos Batistas” para os representantes da empresa Aporthe Participações Ltda, considerando que para a execução da obra será necessário utilizar área com cerca de 3.300 m² de propriedade da empresa, como medida de segurança aos usuários, em função de grande depressão existente no local.

Após apresentação do projeto, os representantes da empresa fizeram uma proposta para a cessão do espaço, suprindo-se o dever de indenização pelo recebimento da área como antecipação ao poder público, levando-se em consta eventual e futuro procedimento de parcelamento de solo no local, hipótese que, por força de lei, obriga ao empreendedor doar ao Município determinadas áreas, proporcionalmente ao tamanho do empreendimento. A Prefeitura oficializou em ata a proposta, que será oportunamente analisada pelo setor jurídico. Independente desse ajuste, a licitação já foi iniciada pela SEMFOP, mediante encaminhamento à Secretaria de Administração, para os trâmites necessários.

A pavimentação da “Rodovia dos Batistas” tem como objetivo a melhoria no acesso de veículos entre os bairros L.P. Pereira, Ipiranga, Planalto e Liberdade, entre outros. O projeto contempla a pavimentação asfáltica de aproximadamente 960 metros lineares de pista, ligando a Rua Itambé à Av. Tedinho Alvim, sendo duas faixas de circulação em sentidos opostos com 3,20 m de largura cada uma, além de dispositivos de drenagem superficial, como meio-fio e sarjeta, e drenagem profunda para escoamento das águas de chuva. Serão implantadas também defensas metálicas nas laterais da pista em alguns trechos, que consistem em sistema de proteção projetado para absorver colisões de veículos, proporcionando mais segurança aos usuários da via.

O processo de licitação iniciou já na data de ontem (27/12) e o prazo final vai até o dia 15 de fevereiro de 2023, e tem valor máximo de R$1.791.466,61. Após os trâmites legais do processo licitatório, a previsão de início das obras é para março de 2023, com prazo de execução de 90 dias. Os recursos utilizados serão da Vale e de Transferência Especial do Deputado Cleitinho Azevedo.

O Prefeito, Gleidson Azevedo, destaca a importância da via e como as obras trarão benefícios: “a estrada é um local de grande fluxo de pessoas e carros, portanto a realização dessa obra vai tornar possível a ligação de duas regiões extremamente importantes, até mesmo órgãos muito importantes. Trará muitos benefícios para a população ”, afirma.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida enfatizou a questão do lixo que é depositado na rodovia: “lembrando também que lá é uma região onde as pessoas de forma errada fazem vários descartes de lixo e com a rodovia pavimentada e em seguida sinalizada e iluminada nós conseguiremos com certeza sanar também essa questão”, afirma.

Outros projetos que estão sendo desenvolvido junto a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SETTRANS) é o de sinalização viária da Rodovia, conforme projeto base desenvolvido pela SEMFOP. Neste projeto será contemplada sinalização horizontal (pinturas) e vertical (placas), além de outros dispositivos para garantir a segurança viária. O prazo de início implantação deste projeto é após 30 dias, após a cura do asfalto. E o de iluminação pública pela Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (SEMSUR).

Participaram da reunião, o Prefeito Gleidson Azevedo, a Vice-Prefeita e Secretária de Governo Janete Aparecida, Assessor Especial de Governo Fernando Henrique Costa de Oliveira, o Secretário da SEMFOP (Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas) Paulo José Silva, o Procurador Geral do Município Leandro Mendes, Diretor de Políticas Urbanas Willian de Araújo, a Diretora de Comunicação Samara Souza, e os representantes da empresa Aporthe Participações Ltda sendo Maurílio Eugênio Martins e Leonardo Teixeira Antunes.