16 DEZ 2022
Cultura lança o livro “Entre...pontos – Cadernos de educação patrimonial”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), lançou neste mês de dezembro o livro “Entre...pontos – Cadernos de educação patrimonial”. A obra é a primeira da série que abordará, sob a perspectiva da História e da Educação Patrimonial, a ocupação do espaço urbano e rural de Divinópolis ao longo dos últimos séculos, bem como as marcas materiais e imateriais do processo de ocupação.

O professor José Heleno Ferreira, um dos autores da publicação, promoveu a leitura e a realização de atividades com alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira. As observações feitas na leitura dos textos pelos estudantes sobre as modificações no espaço urbano, e a partir das fotos e desenhos analisados, demonstraram as consequências negativas destas transformações e também as possibilidades que as mesmas podem trazer.

A questão foi evidenciada quando os alunos se posicionaram sobre as mudanças ocorridas nos bairros em que residem. A impressão do primeiro caderno foi finalizada no início de dezembro, motivo que não possibilitou o uso do material em salas de aulas por muitos dos professores da rede de ensino no município.

José Heleno destacou ainda o potencial do uso deste material para o trabalho de Educação Patrimonial. “Esta primeira experiência evidencia o potencial deste volume para o trabalho de Educação Patrimonial. Em 2023, buscamos apresentar o material, bem como realizar atividades com o mesmo, envolvendo outras turmas de estudantes, professores da educação básica e também professores em formação”, afirmou.

O também professor, Izaac Erder Silva, explicou como participou da elaboração da obra através de suas ilustrações. “Participei com as ilustrações e também nos textos que compõem o livro. Há algum tempo utilizo os desenhos como formas de representação do passado, especialmente sobre o de nossa cidade. A ideia é possibilitar vislumbres sobre nossa história, sobre períodos que não temos nenhuma representação artística e ou fotográfica. Basicamente as ilustrações são pensadas através de documentos históricos, de relatos sobre o passado e outras fontes históricas”, detalhou.

Faber Barbosa, historiador e gerente de Memória e Patrimônio da Semc e também autor da publicação, destacou a importância da cidade de Divinópolis possuir uma obra como o Caderno de Educação Patrimonial. “A obra possibilita a utilização em sala de aula de um material didático que aborda um tempo tão pouco divulgado da história local, como é o período colonial. Ela traz ainda, conhecimento sobre o patrimônio cultural desse período de nosso passado”, salientou.