14 DEZ 2022
PREFEITO
Prefeitura inaugura nova sede do Creas Kassiane Maia

A Prefeitura de Divinópolis, através do Gabinete do Prefeito, realizou na manhã de ontem (13/12), a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência especializado de Assistência Social (Creas), que passa a ser denominado Creas Kassiane Maia.

A nova sede da unidade recebe o nome da psicóloga Kassiane Rodrigues Maia, nascida no dia 21 de julho de 1980, filha de Donizete Geraldo Maia e de Maria de Fátima Rodrigues Maia, sendo a primogênita de mais duas irmãs: Jaqueline e Camila.

Kassiane foi fundamental na defesa e garantia dos direitos das mulheres. Com a criação da Casa dos Conselhos, passou a atuar no espaço, além de ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. Kassiane foi educadora social e desenvolveu grupos familiares em áreas carentes por meio do Cras. Morreu em 9 de agosto de 2010, vítima de feminicídio. E agora, é homenageada com seu nome na unidade do Creas.

O centro é uma unidade pública, a qual tem por finalidade, a prestação de serviços especiais de proteção social de média complexidade. Ele atua de forma contínua e compartilhada com outras políticas setoriais, que compõem o sistema de garantia de direitos, e assim, garantem a eficácia da reinserção social e a qualidade dos cuidados de proteção e acompanhamento.

A coordenadora do Creas, Adriana Eva evidenciou que Kassiane sempre lutou pelos direitos sociais no município e que esta homenagem é muito merecida. “Este novo Creas não é só um espaço, e sim um equipamento em que todos que entrarem, terão respeito, acolhimento e atenção. Sejam eles servidores, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, ou qualquer outro cidadão”, concluiu.

Camila Rodrigues,irmã da Kassiane, expressou a sua felicidade e a da família. “Estamos muito felizes, e agradecemos pelo empenho e amor de todos. É muito gratificante ver o nome da Kassiane fixado aqui, estou muito feliz pela oportunidade proporcionada, irei passar aqui na porta todos os dias para me sentir mais próxima da minha irmã. Obrigado por tudo”, agradeceu.

A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, aponta que o grande desafio da assistência social é romper os muros dos nossos territórios. “Romper o muro da falta de acesso, de infraestrutura e da violência, esse é o nosso dever. Somos a única política que enxerga o território como um todo. E a nossa missão é derrubar essas barreiras, para enxergar todas essas famílias necessitadas. As pessoas que entrarem nesse espaço vão deixa-lo com um pouco da essência de Kassiane, tenho certeza disso”, declarou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mirian Ferreira, reitera que é uma alegria imensa estar presente nesse ato. “Hoje começamos uma nova era, que traz pra gente a memória de Kassiane. Agradeço o prefeito e a vice-prefeita que nunca mediram esforços para atender os nossos pedidos e demandas, e por reconhecerem a importância da assistência social. Obrigado por toda dedicação”, agradeceu.

De acordo com a vice Prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, Kassiane foi muito importante e fez grandes feitos por Divinópolis. “Não vamos falar pela forma que ela se foi, mas sim, da alegria de ter uma mulher com a força, conhecimento e luta que foi a Kassiane. Ela sempre acreditou na transformação do ser humano, e que as pessoas podem ser borboletas, voarem livres, fazer a diferença e embelezar o mundo”, exaltou.

O prefeito Gleidson Azevedo, comentou da sua emoção em estar realizando essa inauguração. “De todos os eventos que já participei nesses dois anos, sem dúvida esse foi um dos mais emocionantes. “Estou sem palavras, só quero dar um abraço do fundo do meu coração nos pais da Kassiane e sentir a energia dela aqui nesse local”, se emocionou.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores, Ana Paula do Quintino, Ney Burguer e Wesley Jarbas